14 Janeiro 2020 - 09:30

Governo inicia distribuição da vacina pentavalente aos municípios

Divulgação
A vacina que imuniza contra tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e infecções por Haemophilus influenzae, como a meningite

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), na manhã desta segunda-feira (13), iniciou a distribuição das 13 mil doses da vacina pentavalente recebidas do Ministério da Saúde (MS) na última sexta-feira (10). A vacina que imuniza contra tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e infecções por Haemophilus influenzae, como a meningite, é fornecida, exclusivamente, pelo Ministério da Saúde e estava em falta desde o mês de outubro. Ela é obrigatória para crianças de 2, 4 e 6 meses e disponibilizada em três doses.

Segundo a enfermeira da Central de Imunização da SES, Ana Beatriz Lira, os 75 municípios receberão a vacina, porém a quantidade é reduzida para atender toda a população sergipana. “A quantidade ainda é pequena para o nosso estado, porque já estava em falta há três meses, com crianças atrasadas e outras por fazer. Então estamos fazendo a distribuição conforme a população e doses que eram aplicadas por cada município, assim poderemos fazer uma entrega homogênea de forma que todos recebam”, disse.

A entrega acontecerá durante todo o mês de janeiro, mas os municípios podem se antecipar e retirar as vacinas na sede da Secretaria de Estado da Saúde, sem a necessidade de agendamento. “Para que os municípios não continuem atrasados, já autorizamos que retirem aqui. Nossa entrega vai até o dia 28 de janeiro, no entanto aqueles que quiserem se adiantar já podem vir pegar”, comentou a enfermeira.

O Ministério da Saúde informou que mais vacinas foram compradas e os lotes estão passando por testes de qualidade, entretanto, não confirmou quando estarão disponíveis. “Nossa sugestão é que os pais procurem a Unidade Básica de Saúde e mais rápido possível, principalmente aqueles que têm crianças com as doses atrasadas”, concluiu Ana Lira.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯