13 Dezembro 2019 - 22:31

Mutirão do Nome Limpo registra mais de 1.300 atendimentos

Nos dias 11 e 12, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou o Mutirão do Nome Limpo. Coordenado pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), o evento contou com a parceria de diversas empresas que possibilitaram a oportunidade de centenas de aracajuanos começarem o ano de 2020 em condições muito melhores. Nos dois dias de ação, foram registrados 1.357 atendimentos.

Entre as pessoas beneficiadas pela ação está Dona Renaide de Santana, 59 anos, que convivia com uma dívida desde 2009, o que representava um prejuízo que vai muito além do financeiro. "Emprestei meus cartões e as pessoas que utilizaram não pagaram. Eu fiquei com o meu nome sujo. Eu não podia pagar a dívida e ela foi aumentando, em função dos juros. Hoje, graças a Deus, eu consegui fazer um acordo e vou poder pagar. O valor que era de 7 mil, mais ou menos, ficou por R$180,00. Eu estou muito feliz, muito mesmo. Meu coração chega a acelerar porque vou ter condições de ter o cartão de volta e comprar meus remédios e outras coisas de que preciso, algo que eu não conseguia fazer", relatou a consumidora.

A técnica em enfermagem, Jerlaine Santos, também comemora o acordo celebrado durante o mutirão. "Eu estava com uma dívida no Banese Card de R$2.995,00 e ficou por R$ 270,00. O valor está acessível agora e vou pagar logo. Essa oportunidade faz bastante diferença para a gente. Nos ajuda a nos livrar da dívida e já começar o ano sem pendências", avaliou.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, comemora os resultados alcançados. "Entendemos que a Prefeitura de Aracaju, com a realização do mutirão, fez algo de grande importância para pessoas que estavam em situação de endividamento e que agora tem seus nomes limpos. Isso não só levanta a autoestima dessas pessoas como também as reabilita às compras de forma mais consciente, também ajudando a aquecer a economia do município", ressaltou.

Os resultados foram avaliados de forma positiva também pelo coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes. "Finalizamos o mutirão com um grande número de atendimentos, muitos deles, inclusive, tendo êxito na negociação. Foram dias de trabalho intenso mas de resultado muito positivo por ter proporcionado a oportunidade de vários consumidores saírem da situação de inadimplência e recuperarem sua autoestima", reforçou.

Somente do Banese Card foram contabilizados 326 acordos celebrados. A ação também contou com a participação e apoio da Fecomércio Sergipe , SESI Sergipe, Energisa, Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Banese Card, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Aracaju) e Cartão Cencosud Gbarbosa.

"Só temos que agradecer a todos os parceiros que nos ajudaram nessa empreitada. Vamos ampliar esse trabalho já com ações preventivas sobre educação financeira e preparar o evento do próximo ano, que, com certeza, será tão bom quanto esse ou ainda melhor", salientou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯