11 Janeiro 2019 - 21:26

Laboratório de Água alcança primeiro lugar em programa de proficiência internacional

O Laboratório de Química de Água do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) conquistou o primeiro lugar no programa de ensaio de proficiência em análises ambientais do Instituto de Tecnologia August Kekulé (Itak). O programa é internacional e comprova a confiabilidade dos ensaios em água realizados pelo ITPS.

O Programa de Ensaio de Proficiência (PEP) é uma avaliação de desempenho do laboratório participante contra critérios pré-estabelecidos por um provedor e comparações realizadas entre outros laboratórios. Estes estudos interlaboratoriais são utilizados como ferramentas de avaliação externa e demonstração da confiabilidade dos resultados.

A avaliação de desempenho do Itak envolveu 15 laboratórios de todo o país. O LQA do ITPS obteve o primeiro lugar do ranking nos ensaios de Alcalinidade Total, Turbidez, além de Metais em Água, como Cromo, Manganês, Sódio e Cobre.

“Além de ser um dos requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025:2017, que estabelece que o laboratório deve monitorar o seu desempenho por meio de comparação com resultados de outros laboratórios, a participação de PEP’s ajuda a identificar possíveis falhas nos processos do laboratório, promovendo uma constante evolução nas atividades laboratoriais. Isso acontece porque a comparação entre os resultados do laboratório com os outros em diversos níveis, nacional e internacional, permite validar a precisão do método utilizado e consequentemente, oportuniza melhorias nos processos para o aumento da confiabilidade de seus resultados”, destaca a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby.

O LQA também participa de outros programas de comparação interlaboratorial, como o Programa de Ensaios de Proficiência da Rede Metrológica do Rio Grande do Sul e da Agência Nacional de Águas (ANA). A participação dos laboratórios do ITPS em avaliações de desempenho auxilia no monitoramento da qualidade dos resultados e contribui para a manutenção da acreditação pelo INMETRO na norma NBR ISO/IEC 17025.

“O cliente que se propõe a trabalhar com laboratórios certificados pela ISO 17025, obtém um ganho imensurável com sua escolha porque tem a certeza de que o laboratório é adequado para o controle e análise das amostras, tudo dentro de padrões ambientais e de segurança. Para uma empresa ser acreditada pela ISO 17025, ela passa por várias auditorias. A análise criteriosa garante que os laboratórios certificados tenham um padrão internacional, com resultados de ensaios aceitos em outros países, uma vez que o Inmetro tem acordo de reconhecimento mútuo com a European Co-operation for Acreditation (EA). Os técnicos destes laboratórios são treinados para coletar e analisar as amostras observando os parâmetros da norma, com qualificação constante. Além disso, são feitas auditorias e melhorias do processo, dando segurança e tranquilidade ao cliente”, explica Anairam Piedade, engenheira química e técnica do Laboratório de Água.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯