10 Outubro 2019 - 22:39

Prefeitura desenvolve programa para cuidar da saúde física e mental dos servidores

O bem estar dos servidores públicos também é uma preocupação da Prefeitura da Aracaju. O programa "Servidor Saudável", desenvolvido pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), em parceria com a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), traz como principal objetivo o cuidado da saúde física e mental dos funcionários. As atividades acontecem em pausas rápidas, durante o expediente, em quatro dias por semana, revezando-se nos mais diversos setores do serviço público.

A ginástica laboral é orientada por profissionais de educação física que contam com exercícios de respiração, alongamento e força. Eles conduzem o progresso físico e o desenvolvimento dos sentidos cognitivos dos servidores pelo tipo Compensatório, aquele em que os profissionais precisam parar durante o expediente de trabalho por alguns minutos e restaurar as energias para o resto do expediente.

Segundo Paulo Mendonça, estagiário da Sejesp, o programa Servidor Saudável ajuda os profissionais na prevenção de doenças ocupacionais, enfermidade gerada no ambiente de trabalho, e melhora a mobilidade articulada. "Posições em que os servidores sentam ou movimentos que fazem no dia a dia podem gerar as doenças ocupacionais. Fazemos os exercícios pensando em evitar isso", afirma.

"Os benefícios são muitos. Tanto para a corrente sanguínea e oxigenação até a própria concentração no ambiente de trabalho. O aumento da produtividade também é um fator marcante", acrescenta o diretor do Departamento de Esporte e Lazer (DEL), Jersonilton Júnior.

A assistente técnica administrativa Crislaine Lima ressalta como a ginástica laboral afeta a ela e seus colegas. "É um momento de descontração. Nós levantamos um pouco, relaxamos o corpo e a mente. Eu vejo bastante contribuição no ânimo e no estreitamento das nossas relações, afinal, passamos a maior parte do tempo no ambiente de trabalho", opina.

O estagiário da Sejesp Danilo Mateus, também lembra do fator dinâmico. "Exercício físico não é envolve só a questão do corpo, mas também da mente. Também pode ser uma forma de diversão e lazer para eles", completa. 

por Secom - Aracaju

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.