10 Outubro 2018 - 21:58

Profissionais das unidades de saúde conhecem o fluxo da Maternidade Santa Isabel

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On) do Ministério da Saúde, vem adotando medidas estratégicas para o estreitamento dos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com as maternidades da capital.

Um exemplo disso foi o início das visitas guiadas na Maternidade Santa Isabel, a partir desta semana, com profissionais de saúde que atuam nas UBS de Aracaju. O objetivo dessa ação é fazer com que os profissionais das unidades da Rede de Atenção Primária conheçam o fluxo e a competência de cada lugar da maternidade.

Neste primeiro momento, a visita está sendo feita por enfermeiros e assistentes sociais e depois pelas gestantes que fazem o pré-natal nas UBS da SMS. As visitas com os profissionais das UBS continuarão até o final de novembro.

“Queremos que os profissionais da ponta saibam como é o trabalho na maternidade para reforçar a importância do pré-natal com as gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), fazer o monitoramento das crianças que ficaram na Unidade de Tratamento Intensivo e Neonatal (Utin) para fazer o acompanhamento no território até um ano de vida e assim reduzir a morbimortalidade infantil e materna”, explicou a técnica do Programa Municipal da Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem, a assistente social Márcia Martins.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯