10 Julho 2018 - 20:41

Projeto de professor da rede municipal promove interação entre família e escola

A família e a escola são as primeiras instituições sociais que um indivíduo faz parte. Ainda na infância, são elas as responsáveis pela educação e construção moral da criança. E quando as duas caminham lado a lado, com pais e professores apoiando-se mutuamente, o resultado alcançado fortalece ainda mais a educação pública. É assim que acontece há dois anos com o projeto “Conectando Família e Escola', desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos. Idealizado pelo professor Alessandro Félix, o projeto tem mudado o conceito das antigas reuniões de pais e aproximado cada vez mais as famílias dos alunos à comunidade escolar.

Tudo começou através de um grupo de whatsapp criado pelo próprio professor, para compartilhar com os pais informações sobre a vida escolar dos alunos. “Sempre aos sábados, os pais e responsáveis que estavam no grupo começaram a conversar sobre diversos temas, inclusive sobre o projeto político-pedagógico da escola. Então, comecei a ver que esses pais não eram totalmente leigos e sugeri, a cada semana, discutirmos um tema diferente, sempre virtualmente”, explica o professor Alessandro, que há quatro anos trabalha na rede municipal de ensino de Aracaju.

O primeiro tema escolhido foi 'respeito', que rendeu vários debates virtuais. Com o tempo, os responsáveis pelos alunos passaram a frequentar a escola para conhecer pessoalmente o professor com quem conversavam pelo aplicativo. A partir daí, o projeto foi criado e, além dos debates virtuais, os encontros passaram a ser presenciais. Atualmente, o grupo conta com 22 participantes, que são mães, pais, avós e responsáveis pelos alunos do quinto ano B. Já nos encontros presenciais, toda a família participa. 

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯