10 Janeiro 2018 - 16:43

Governo reativa 14 bases do Samu no interior de Sergipe

As ações de reestruturação dos serviços de saúde pública têm sido uma das diretrizes do Governo de Sergipe. Mediante esforços da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 25 ambulâncias passaram a ser utilizadas pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), gerando a reabertura de 14 bases descentralizadas distribuídas em diversos municípios, a exemplo de Porto da Folha, Carmópolis, Indiaroba, Rosário do Catete e Neópolis. Desses automóveis, 21 foram adquiridos mediante contrato de locação e os quatro veículos restantes foram obtidos com recursos provenientes de emendas parlamentares.

O aumento do número de bases descentralizadas tem como objetivo reestruturar e qualificar a logística do atendimento feito ao cidadão que necessita do serviço de urgência, seja através de suporte avançado ou básico de vida. A ideia é ampliar ainda mais a cobertura do Samu, alcançando ainda outros municípios, a exemplo de Itabaianinha. No total, o Samu, em Sergipe, mantém em funcionamento 36 bases descentralizadas instaladas em 34 municípios sergipanos, sendo que duas dessas bases funcionam em Aracaju.

“Com a perspectiva de renovar 100% da frota do Samu, em Sergipe, pomos em prática o projeto que visa ativar novas bases, garantindo a assistência pré-hospitalar móvel para os sergipanos em menor tempo resposta possível. Entre os detalhes que implicam nessas melhorias está a presença de Unidade de Suporte Avançado [UTI Móvel], composta por médico, condutor de veículo de urgência, técnico de enfermagem e enfermeiro, em bases dos municípios de Canindé de São Francisco e Tobias Barreto”, destacou a superintendente do Serviço, Maria Lúcia Santos.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯