09 Junho 2010 - 11:36

Centro de Hemoterapia convoca população para doação de sangue

Márcio Garcez/SES

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convoca a população em geral para fazer doação de sangue. A iniciativa visa reforçar o estoque e ampliar o atendimento às demandas nos finais de semana e nesse período festivo, que inclui as comemorações juninas e a Copa do Mundo de Futebol.

“Precisamos garantir uma reserva que atenda as necessidades de todos os tipos de sangue, principalmente o de fator RH negativo”, reforçou o superintendente do Hemose, Gustavo Santos Filho. Segundo dados do hemocentro, em Sergipe, cerca de 12 mil pessoas são doadoras de sangue, mas apenas 50% realizam doações regularmente.

As colaborações de instituições públicas e privadas podem ser agendadas com a equipe do Serviço Social do Hemose pelo do telefone (79) 3259-3174. Já os doadores voluntários devem comparecer ao hemocentro, localizado na avenida Tancredo Neves, s/n, próximo do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), no bairro Capucho, em Aracaju.

Os critérios básicos para quem quiser doar sangue são: ter idade entre 18 e 65 anos; estar bem alimentado, mas evitar comida gordurosa e saturada; dormir pelo menos seis horas antes da doação; não fumar duas horas antes; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes de doar; nunca ter tido hepatite a partir de 11 anos de idade; ter peso a partir de 50 quilos; nunca ter tido Doença de Chagas. Enfim, ser uma pessoa saudável

por Agência Sergipe

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.