09 Fevereiro 2018 - 10:40

Usuários do NAT recebem dicas de saúde para o Carnaval em palestra com Almir Santana

O Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) vem realizando diversas ações para agregar conhecimentos ao acolhimento diário dos seus usuários. Uma delas é o ‘Bom Dia com o NAT’, momento dedicado à oferta de palestras para que o cidadão fique bem informado enquanto aguarda para ser atendido. Nesta quinta-feira (08), o serviço recebeu o médico Almir Santana, gerente do programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) para falar sobre doenças e excessos que as pessoas podem evitar durante o Carnaval.

“Esse encontro logo cedo teve um bom público e a forte participação do usuário. Não abordei apenas as questões da prevenção da Aids, Sífilis e outras ISTs, mas, também, pontos principais encarados no Carnaval, como o uso descontrolado de álcool, mistura de bebida com medicamentos (anticoncepcional e paracetamol, por exemplo), e até a ingestão de bebidas com energético”, destacou o médico.

Dr. Almir aproveitou o momento para responder aos questionamentos dos usuários e trabalhadores do NAT. “Quando a pessoa bebe demais, o álcool irrita o estômago e pode causar problemas. Se a pessoa tiver gastrite, o ideal é não beber. É preciso se alimentar e hidratar bastante nesse período. O organismo da mulher é mais sensível que o do homem. Uma gestante quando bebe, o álcool vai para o bebê. Energéticos em excesso podem causar sérios danos à saúde”, ressaltou Almir Santana, que também explicou a importância de colocar corretamente os preservativos masculinos e femininos para evitar as infecções.

Quem estava presente aprovou a palestra, como Adilson Moura. “Vim trazer documentos para concorrer a uma vaga e não perdi a chance de assistir à palestra do Dr. Almir. Sem dúvida, veio a acrescentar muito, com informações preciosas não apenas para o tempo do Carnaval, mas para nossa vida como um todo”, disse.

Para a coordenadora Estadual do Trabalho e Emprego da Seidh, Sandra Magna Rezende, essa é uma oportunidade para que os usuários que buscam o serviço levem conhecimento para casa. “Por isso realizamos o Bom Dia com o NAT e demais eventos. Nada melhor que chegar o período do Carnaval com informações sobre saúde, alimentação adequada e prevenção. São informações importantes para o trabalhador e suas famílias”.

O secretário de Estado da Inclusão Social, Zezinho Sobral, agradeceu ao Dr. Almir por atender o chamado da Seidh e trazer informações tão essenciais para os usuários do NAT. “Ficamos felizes com a vinda do nosso querido Almir Santana, que é uma referência na Saúde em Sergipe. Ações como essa são especiais para que, tanto usuário quanto o servidor possam aprimorar seus conhecimentos sobre como ter uma vida saudável”, concluiu.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯