08 Novembro 2018 - 09:18

Humanização: Área Vermelha do Huse funciona dentro da sua capacidade de atendimento

imprimirenviar por emailcompartilhar
Com a missão de humanizar o atendimento oferecido no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a gestão do hospital comemora mais um feito de grande importância e que reflete na qualidade do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e na rotina de trabalho dos seus profissionais. Prova disso é a Área Vermelha do hospital que funcionava acima da sua capacidade de atendimento chegando a registrar 40 pacientes internados. Hoje, essa realidade é outra e os profissionais trabalham dentro da capacidade de no máximo 24 pacientes.

De acordo com o superintendente do Huse, Darcy Tavares, isso só foi possível graças a uma parceria estabelecida com os hospitais regionais, a resolutividade interna da gestão e a ação dos médicos no sentido de agilizarem os procedimentos adequados, dando uma solução antes dos pacientes chegarem na Área Vermelha.

“Estabelecemos uma parceria com nossos companheiros dos hospitais regionais e o Samu foi importante nessa ação, pois, alguns pacientes vinham para o Huse fazer exames especializados e ficavam aguardando a avaliação do especialista, então, nós nos comprometemos a agilizar essa avaliação e o Samu se comprometeu a aguardar essa avaliação com a ambulância e assim que terminar o exame o paciente retorna a sua unidade de origem. Isso nos deu uma ajuda muito grande no sentido que antes esse paciente tinha que ficar cerca de dois dias nas macas ou aguardando vagas e sobrecarregando e superlotando a nossa Área Vermelha”, revela.

Ainda de acordo com Darcy, outra ação importante foi a resolutividade dos exames internamente e da compreensão e ação dos médicos que trabalham na Área Azul e na Área Verde no sentido de agilizarem seus procedimentos adequados e dessem uma solução antes desses pacientes chegarem na vermelha.

A superlotação que existia na Área Vermelha (considerada para pacientes críticos) dificultava o trabalho do profissional que atuava naquele setor com dimensionamento lotado. Agora com o ambiente humanizado, a gestão vai além e já pensa em organizar outros setores dentro do Pronto Socorro do Huse.

“Nós estamos trabalhando para humanizar os espaços cada vez mais e estamos conseguindo. O primeiro foi manter o corredor da catástrofe vazio e o nosso objetivo agora é tentar esvaziar o corredor da Área Verde Trauma I. Estamos recebendo uma grande colaboração que foi ideia nossa de transferir os pacientes da vascular e que ocupavam em maior parte aquela área para uma solução cirúrgica no Hospital Senhor dos Passos, no município de São Cristovão. Com isso, eu vou ter um deslocamento de 15 pacientes que vão vagar esses leitos no trauma e a gente pensa num futuro próximo fazer dali uma semi-intensiva, melhorando a oferta de nossos leitos para os pacientes críticos”, conluiu Darcy Tavares.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯