08 Agosto 2017 - 19:58

Hemocentro realiza atualização sobre enfermagem na hemoterapia

Nesta quarta-feira, 9, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde, estará promovendo a I etapa do Curso em Atualização em Hemoterapia. O evento acontece no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) em dois turnos: das 8h às 12h e das 14h às 17h. O objetivo é orientar os profissionais sobre a assistência hemoterápica prestada aos pacientes, para garantir a segurança transfusional, além de promover a atualização dos profissionais de saúde.

A abertura do curso será às 8h30, pela gestão do Hemocentro, logo em seguida, ocorre a primeira palestra sobre ‘Captação de Doadores’, ministrada pela assistente social Rozeli Dantas. O tema seguinte abordará a ‘Transfusão sanguínea’, ministrado pelo enfermeiro Rodrigo Damasceno que destacará o papel da enfermagem no processo transfusional desde o início da infusão da bolsa de sangue ou um dos seus hemocomponentes, hemácias, plaquetas e plasma até a sua finalização. No tema final, a enfermeira Rita Hora, falará sobre a hemovigilância.

Segundo a médica Mariamalia Newton Andrade, o curso será uma grande oportunidade para trocas de conhecimentos, debates e fortalecimento entre as equipes de trabalho do hemocentro e os profissionais que atuam na rede hospitalar do Estado. “A enfermagem vem conquistando espaço significativo nas áreas de hematologia e hemoterapia, desenvolvendo atividades assistenciais e gerenciais aos doadores e na assistência a pacientes hematológicos, e que necessitam da transfusão sanguínea”, observou a gerente da Hemorrede.

A Hemorrede trabalha vinculada ao Hemose, hemocentro coordenador, e atua na efetivação do Plano Estadual de Sangue no Estado. Dentre as suas atribuições está à coordenação de atividades para promoção a educação continuada dos profissionais que trabalham com o processo de utilização do sangue na rede de saúde.

O Hemose coordena cinco Agências Transfusionais (AT’s) localizadas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Hospital Regional de Itabaiana, Hospital Regional de Lagarto e Hospital Regional de Estância. As agências são unidades intra-hospitalares que armazenam hemocomponentes, realizam testes de prova de compatibilidade entre doador e receptor, transfusão de plaquetas e hemácias liberadas para transfusões sanguíneas com a retaguarda do hemocentro coordenador.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯