Skip to content

Presidente do TSE participa de eleição simulada no RN

Presidente do TSE participa de eleição simulada no RN

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, acompanhou, neste sábado (28), a eleição simulada realizada na cidade potiguar de Nísia Floresta, a 40 km da capital Natal. “Foi perfeito, não houve falha nenhuma e estamos prontos para enfrentar, com êxito, as eleições de 3 de outubro”, destacou o ministro durante a visita ao 12º Tribunal Regional Eleitoral como presidente do TSE.

Ao acompanhar a simulação em várias seções eleitorais montadas na Escola Municipal Yayá de Paiva, junto com o atual e o próximo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desembargadores Expedito Ferreira de Souza e Vivaldo Pinheiro , o ministro Lewandowski afirmou ainda que os brasileiros estão recebendo muito bem a novidade da biometria e que a identificação por meio das digitais é “para o eleitor uma facilidade muito grande e para nós um reforço a mais na segurança”.

Com 24.100 habitantes e 14.043 eleitores, Nísia Floresta é um dos 60 municípios brasileiros que utilizarão urnas eletrônicas com leitor biométrico nestas eleições. Além desta cidade, outras 10 do Rio Grande do Norte utilizarão este procedimento, o que leva o estado a ocupar, ao lado de Alagoas, o primeiro lugar na quantidade de cidades que identificarão os seus votantes por meio das digitais. O presidente do TSE estima que 2017, quando o Brasil terá cerca de 150 milhões de eleitores, todos os votantes serão identificados pelo sistema biométrico.

Sistema eletrônico

De acordo com o presidente do TSE, o sistema eletrônico de votação brasileiro está sendo elogiado mundialmente e ” há vários países avançados, do ponto de vista democrático, que estão nos procurando porque querem adotar este novo sistema”.

Eleições

Durante a simulação, o ministro Lewandowski disse ainda que, no que se refere à propaganda dos candidatos às eleições de outubro, a troca de farpas “é normal e faz parte do jogo político”.

Quanto à Lei da Ficha Limpa, o presidente do TSE declarou que ” é um avanço em termos de moralização dos costumes políticos”. O ministro ressaltou também que o TSE vai fazer um esforço concentrado para julgar todos ou pelo menos a grande maioria dos recursos que tratam de registro de candidatura antes das eleições.

O ministro Lewandowski enfatizou ainda a obrigatoriedade, por força de lei, de se apresentarem dois documentos na hora de votar: o título de eleitor e um documento oficial com foto.

Testes

Neste sábado também foram realizadas, com pleno êxito, eleições simuladas nas cidades de Viana e Castelo, no Espírito Santo. No último sábado (21), por sugestão do TSE, os Tribunais Regionais Eleitorais testaram os sistemas e programas que serão utilizados no pleito de outubro, também por meio de eleições simuladas. Os testes ocorreram nas sedes dos tribunais, nos cartórios e também nas zonas eleitorais. Até o pleito de 3 de outubro, os TRE’s continuam realizando eleições simuladas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também