28 Junho 2010 - 20:19

Lessa cobra efetivação de agentes de saúde

Divulgação
Agentes de saúde receberam apoio da Frente Popular para efetivação no serviço público

O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) convocou os agentes de saúde e de controle a endemias de Alagoas e se mobilizarem para cobrar a interferência do Ministério Público no cumprimento da emenda constitucional nº 51, que garante a efetivação dos profissionais no serviço público. “Investir na melhoria das condições de trabalho e salarial dos agentes de saúde não é despesa, é investimento”, afirmou.

Acompanhado do senador Renan Calheiros (PMDB) e do ex-deputado federal Eduardo Bomfim (PCdoB), Lessa participou do seminário promovido pelo Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas, que na manhã desta segunda-feira reuniu representantes de vários municípios, no clube Fenix Alagoana, na luta pela regulamentação do piso salarial da categoria, uma reivindicação de décadas já aprovada pelo Congresso Nacional.

A categoria reclama que a atual administração não tem dado a atenção que os profissionais merecem. Eles denunciam que em muitos municípios os agentes não recebem sequer os R$ 651,00 repassados pelo governador federal e que, além disso, muitos correm o risco de perder o emprego após anos dedicação. Dos 102 municípios alagoanos, a grande maioria não está cumprindo o que determina a emenda 51.

Lessa relembrou o tempo em que era prefeito de Maceió e da importância da atuação dos agentes de saúde no controle de endemias como a filariose e a equistossomose, cujos índices eram altíssimos na capital. “A ação direta dos agentes na assistência à população evita a superlotação dos postos de saúde”, enfatizou, assumindo o compromisso de mobilizar os prefeitos na garantia dos direitos adquiridos pela classe.
 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯