Skip to content

Lula critica governantes que transferem ônus da crise para países mais pobres

  • Home
  • Política
  • Lula critica governantes que transferem ônus da crise para países mais pobres

Lula critica governantes que transferem ônus da crise para países mais pobres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou hoje (28) governantes que buscam respostas para a crise econômica por meio da transferência do ônus para “os mais fracos”. Lula participou da abertura do 3º Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, no Museu de Arte Moderna, na cidade do Rio de Janeiro.

“Incapazes de assumir seus próprios erros, alguns governantes buscam transferir o ônus da crise para os mais fracos. Adotam medidas protecionistas que oneram bens e serviços exportados para países em desenvolvimento. Ao mesmo tempo, se mostram lenientes com os paraísos fiscais e responsabilizam imigrantes pela crise social”, disse Lula.

Ao se referir aos imigrantes, que são um dos temas do fórum, Lula disse que o Brasil está aberto e solidário para quem vem ao país em busca de “trabalho digno e vida melhor”. Ele defendeu também o combate à xenofobia. “A comunidade internacional precisa reagir. Combater as manifestações de xenofobia e de racismo é tarefa inadiável.”

O presidente também voltou a pedir a reforma das instituições multilaterais internacionais. “A crise financeira que se abateu sobre todos mostrou o quão necessário será contar com organizações multilaterais vigorosas, à altura de um mundo cada vez mais diverso e multipolar. Mas constatamos grande resistência a mudanças”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também