26 Outubro 2009 - 16:35

Dilma reúne-se nesta terça com bancada do PP

Divulgação

Na busca de apoio para a formação de uma aliança que lhe garanta respaldo para disputar a Presidência da República em 2010, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, participa nesta terça (27) de jantar com parlamentares do Partido Progressista (PP), que será realizado na casa do líder da legenda, deputado Mário Negromonte (BA).

Esse é mais um encontro da ministra com bancadas de partidos que integram a base de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso. Ela se reuniu, entre outros, com PDT, PR, PMDB, PSB e PT.

Nessas reuniões com aliados, Dilma tem procurado abordar com as bancadas partidárias os programas desenvolvidos pelas pastas comandadas pelos respectivos partidos. No caso do PP, a ministra deverá destacar as realizações nas áreas do saneamento, habitação e reurbanização. Todos esses projetos cabem ao Ministério das Cidades, comandado por Márcio Fortes, um dos vices-presidentes do PP.

Mesmo com o jantar de aproximação, o PP não deverá declarar apoio à uma eventual candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência nas eleições do ano que vem. Segundo um dos vices-presidentes do partido, a legenda só deverá definir apoio à candidatura presidencial na convenção nacional, em junho de 2010.

A ministra tem feito também um balanço dos programas de governo, relatando os avanços da atual gestão e enumerando o que ainda precisa ser feito. E sempre tem apontado as alianças como fundamentais para o sucesso do governo Lula.

Na semana passada, as lideranças do PMDB e do PT firmaram um pré-compromisso de apoio a uma possível candidatura da ministra, quando os dois partidos acertaram que o PT ficará com a cabeça de chapa e os peemedebistas com a vice. O acordo só será referendado nas convenções nacionais dos dois partidos, também em junho do ano que vem. Um dos peemedebistas cotados para vice de Dilma é o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (SP).

A legislação eleitoral prevê que as convenções partidárias para definição de candidatos, coligações ou não disputar as eleições são realizadas no mês de junho do ano em que ocorrer o pleito.
 

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯