26 Maio 2020 - 18:49

Prefeitura de Maceió solicita pedido de calamidade pública e deputado questiona

ALE/AL
Deputado Galba Novaes disse que o Estado é quem banca praticamente tudo em Maceió

O deputado Galba Novaes (MDB) usou os microfones do plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas nesta terça-feira, 26, para informar que solicitará à Prefeitura de Maceió explicações sobre o pedido de reconhecimento de calamidade pública, que foi lido na hora do expediente da sessão de hoje. “Estado de calamidade pública requer uma catástrofe, que implique na capacidade de recursos do poder público. Quem está passando por isso é o Estado, que vem arcando com tudo no combate a esta pandemia e não a cidade de Maceió, que não vejo arcar com nada. Como podemos dar aval a uma coisa que não estamos vendo resultados?”, questionou.

O deputado disse que lamenta a ausência do município de Maceió no combate ao coronavírus. “A Atenção Básica é de responsabilidade das prefeituras. Aqui em Maceió temos apenas 27% de cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), que não funciona a contento, bem como os postos de saúde que também não funcionam como deveriam. Isto tudo vem sobrecarregando o Estado”, afirmou Galba.

Por fim, o deputado lembrou que a cidade de Maceió, com mais de um milhão de habitantes, cerca de 1/3 da população alagoana, não possui sequer um hospital, ao contrário de municípios bem menores como Junqueiro, Batalha e Campestre. “O Estado está assumindo toda a demanda. O governo construiu o Hospital Metropolitano, está terminando hospitais regionais e fez hospital de campanha e centro de triagem. Colocou ainda o Hospital da Mulher para atender as vítimas de coronavírus e ainda tem os hospitais particulares conveniados. Não estou vendo o município de Maceió fazer nada”, destacou.

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯