23 Abril 2009 - 13:05

Deputado questiona nomeação de militar

Vanessa Alencar/Alagoas24horas

O deputado estadual Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), reagiu com indignação à notícia da nomeação do capitão PM Israel Souza de Moraes, o Dael, para a assessoria militar da Casa de Tavares Bastos. O militar é apontado em diversos crimes – como expôs o site Alagoas 24 Horas, em reportagem publicada – inclusive com uma sentença transitada e julgada.

Israel Souza de Moraes foi nomeado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, dias 23. O militar já esteve na Assembleia Legislativa em legislatura passada, quando estava ligado ao ex-deputado estadual Cacalo. Israel Souza, que era tenente, foi promovido a capitão pelo critério de antiguidade em 2008, mesmo já tendo o histórico bastante controvertido.

O deputado estadual Paulão já havia citado o caso de Israel Souza de Moraes em tribuna – durante a legislatura passada – quando o capitão da PM possuía forte influência – segundo Paulão – na região de Pão de Açúcar, distante 227 quilômetros de Maceió. Israel Souza compunha bases eleitorais na região, segundo o parlamentar.

Na época, foi aberto procedimento investigativo contra o militar, que em 2004 foi condenado a 11 anos de prisão por crime de extorsão. A pena foi reduzida para cinco anos e meio e Israel Souza recorreu da sentença. O militar responde também porte de arma, tortura, ameaça, violação de domicílio, apropriação indébita, denunciação caluniosa e abuso de poder.

A extensa ficha de Israel Souza contradiz com a intenção do parlamento ao criar a Comissão de Ética, também promulgada no Diário Oficial de hoje. Para Paulão, a nomeação de Israel Souza é mais um fato gravíssimo que depõe contra a imagem da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. “Isto só denigre o Poder Legislativo, pois não se trata nem de alguém que possui indícios, mas sim de alguém que foi condenado por envolvimento em crimes”, colocou.

“Estas acusações chocam quando se trata de um policial. Ele não poderia ter sido nomeado para a assessoria militar da Casa. Esta é uma crítica que eu faço à Mesa Diretora”, colocou. Paulão cogitou ainda o fato da nomeação já fazer parte de acordos políticos para 2010, uma vez que Israel Souza possui influência em Pão de Açúcar e cidades circunvizinhas.

“No momento que a Assembleia requisita alguém com esta ficha é de se estranhar a atitude. Resta saber quem fez esta nomeação. A pedido de quem ele está lá?”, indagou Paulão.

A reportagem do Alagoas24horas entrou em contato com ainda com a assessoria da Polícia Militar de Alagoas para saber se existe algum procedimento instaurado contra o capitão Israel e foi informada que a situação do militar na corporação é considerada regular, uma vez que ele teria recorrido da condenação e não teria perdido a patente.

Questionada sobre o critério para seleção dos militares que integram a assessoria militar da Casa de Tavares Bastos, a assessoria de comunicação da ALE informou que o critério é político. A promoção do militar chegou a ser questionada pelo Conselho Estadual de Segurança, que ainda não se posicionou oficialmente sobre o caso.

por Luiz Vilar/Alagoas24horas

Comentários comentar agora ❯