Skip to content

Senado aprova indicação de José Múcio para ministro do TCU

  • Home
  • Política
  • Senado aprova indicação de José Múcio para ministro do TCU

Senado aprova indicação de José Múcio para ministro do TCU

Com 46 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção, o Plenário aprovou a indicação de José Múcio para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele substituirá Marcos Villaça, que se aposentou.

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)

Por 25 votos a favor e um contrário, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (22) o nome do ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, José Múcio Monteiro, para exercer o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), na vaga de Marcos Vilaça, que se aposentou recentemente. A indicação presidencial segue agora para votação do Plenário do Senado.

O relator da indicação, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), enalteceu a figura de José Múcio, deixando claro que ele, além de possuir um currículo convincente, conhece muito bem a administração pública, “condição essencial para exercer o cargo de ministro do TCU”.
Na exposição que fez aos senadores, José Múcio observou que o TCU “é indispensável à boa governança” e que, como ministro, “tudo fará para elevar ainda mais o nome daquela corte”.

Celeridade

Senadores presentes à reunião revezaram-se para enaltecer a indicação de José Múcio para o TCU – órgão auxiliar do Poder Legislativo. Ao elogiar o indicado, Aloizio Mercadante (PT-SP) defendeu que o TCU, que tem a função de fiscalizar o Estado brasileiro, acelere e aprimore essa fiscalização, especialmente em obras de infraestrutura, diante da retomada do crescimento econômico que, segundo previu, se avizinha.

Diversos Senadores homenagearm José Múcio, dentre eles os senadores Fernando Collor (PTB-AL); Eduardo Suplicy (PT-SP); Roberto Cavalcanti (PRB-PB); Gim Argello (PTB-DF); Eduardo Azeredo (PSDB-MG); Antonio Carlos Valadares (PSB-SE); Antonio Carlos Júnior (DEM-BA); José Agripino (DEM-RN); João Tenório (PSDB-AL); Osvaldo Sobrinho (PTB-MT); Rosalba Ciarlini (DEM-RN); Arthur Virgílio (PSDB-AM), Romero Jucá (PMDB-RR), todos enaltecendo a competência, a figura humana e o papel conciliador de José Múcio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também