21 Julho 2009 - 11:37

Prefeitos assinam pacto pela criança

Assessoria

A Fundação Abrinq apresentou aos prefeitos alagoanos , na AMA, o projeto “Prefeito Amigo da Criança” voltado para a execução de programas direcionados para a criança e o adolescente.
Os prefeitos que assinam o pacto são acompanhados pelos técnicos da entidade e passam a integrar uma rede nacional e receber formação, consultas, trocas de experiência e cooperação entre prefeitos.O crescimento das ações e os resultados são acompanhados e reconhecidos nacionalmente pela fundação.

Para a gestão 2009-2012, a luta pela erradicação do trabalho infantil é a maior prioridade, disse a representante da fundação Daniela Queirós.Através de programas voltados para vida saudável, educação de qualidade, saúde e proteção específica ,os prefeitos – dentro da realidade de cada cidade – vão conseguir mudar as estatísticas negativas, e transformar a vida de crianças e adolescentes,acrescentou.

Além desses eixos os prefeitos precisam melhorar no orçamento geral do município, o “orçamento da criança”, recursos voltados especificamente para melhoria das condições de vida das crianças e adolescente e chamar a sociedade para participar dessa corrente. O prefeito de Taquarana, Alay Correia, que coordenou a reunião, assinou, em nome da AMA, o termo de parceria institucional. “Temos que trabalhar ações sociais mais fortes, voltadas às crianças e construir um futuro melhor para elas”, disse o prefeito. Representando o Tribunal de Contas de Alagoas, a conselheira Rosa Albuquerque ressaltou que a instituição está disposta a buscar uma efetividade maior em suas ações e colaborar com o projeto, acompanhando os resultados nos municípios.

De acordo com Cláudio Fernando Soriano, do Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente, o projeto é uma articulação importante para a redução da mortalidade infantil. Para a representante da Secretaria Estadual de Educação, Marta Palmeira, a adesão ao projeto é um momento para os gestores pensarem em uma política de estado, uma possibilidade de mudar a realidade das crianças dos municípios. Os prefeitos de Quebrangulo, Marcelo Lima e Amaro Jorge de Jacuípe foram os dois primeiros a assinar o pacto em Alagoas.
 

por Ascom/AMA

Comentários comentar agora ❯