20 Abril 2010 - 14:38

Prêmio reconhece trabalho de prefeitos alagoanos

Assessoria

Alagoas conheceu nesta segunda-feira (19), os gestores municipais vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) para reconhecer os prefeitos que realizam ações voltadas para os micro e pequenos negócios, como estratégia para o desenvolvimento local.

Pelo segundo ano consecutivo, o prefeito de Maragogi (AL), Marcos Viana, levou o prêmio na categoria Melhor Projeto Estadual. A categoria Destaques Temáticos, reconheceu o trabalho dos prefeitos David Ramos de Barros, de Girau do Ponciano, vencedor do destaque Compras Governamentais, Maikel Beltrão, destaque em Formalização de Empreendimentos e Renilde Bulhões, que se destacou em dois temas Educação Empreendedora e Inovadora e Implantação da Lei Geral.

A cerimônia contou com a presença de cerca 200 pessoas, entre políticos, jornalistas, gerentes e conselheiros do Sebrae/AL, do Governador Teotônio Vilela Filho, do secretário de Estado do Orçamento e Planejamento, Sérgio Moreira, além do superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira e da diretora técnica da instituição, Renata Fonseca.

Nesta edição, 31 prefeitos de Alagoas concorreram à premiação. Os projetos inscritos foram avaliados por uma comissão, presidida pela Unidade de Políticas Públicas do Sebrae/AL, formada por instituições como Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea),

Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio), Caixa Econômica Federal (CEF), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), instituições reconhecidas localmente, capazes de realizar este tipo de julgamento por estarem envolvidas no cenário do empreendedorismo e com projetos de desenvolvimento local. Nenhum dos componentes da comissão poderia estar vinculado às prefeituras que concorrem ao prêmio.

De acordo com Marcos Vieira, o Sebrae articula, esclarece e orienta os gestores municipais alagoanos, no sentido de sensibilizá-los para a importância do desenvolvimento dos pequenos negócios como instrumento de desenvolvimento local e sustentável. Segundo ele, este é o intuito do prêmio, estimular ações de desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

“Temos plena convicção que não basta trabalhar a capacitação dos empresários formais ou informais, melhorando suas condições gerenciais, suas atitudes empreendedoras ou ainda as questões de mercado. É preciso investir também no ambiente no qual a empresa está inserida: a sua cidade. É preciso ousar mais e fazer mais pelo desenvolvimento de cada município alagoano”, destacou o superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira.

A ideia do prêmio, criado em 2001 pelo Sebrae, é estimular a criação de programas de desenvolvimento local, como arranjos produtivos e núcleos de artesanato, e ações de incentivo ao turismo, inovação tecnológica, agronegócio, educação empreendedora, capacitação empresarial, desoneração tributária, acesso ao crédito e promoção da cultura da cooperação; fomentando a criação de um ambiente favorável aos micro e pequenos negócios.

“Ficamos mais motivados quando recebemos este tipo de reconhecimento, principalmente, porque se trata de um prêmio transparente e verdadeiro. É preciso ter visão para fazer mais e melhor pelos pequenos negócios”, disse Marcos Madeira, prefeito de Maragogi.

Marcos Madeira acredita que o que tenha levado sua gestão a ganhar pelo segundo ano consecutivo foi a continuidade das ações e ampliação de sua atuação.

“Demos seguimentos as ações e ampliamos outras. Formalizamos a associação de biscoitos de goma do município, baixamos o percentual do ISS de 5% para 3,5%, vimos os 22 assentamentos como uma alternativa de crescimento e estamos apoiando ações na área de agricultura familiar. Além disso, de Maragogi ser um pólo turístico também está sendo reconhecido como pólo educacional porque já existem três universidades na região. Acredito que isso e outros aspectos foram observados na hora da escolha do prêmio”, explicou o prefeito.

O prêmio para Melhor Projeto Estadual reconhece a prefeitura que realizou pelo menos 10 ações que promovam o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios.

O vencedor da etapa estadual do prêmio irá representar o estado na final nacional. Além da visibilidade trazida pelo prêmio, o vencedor estadual ganhará produtos do Sebrae e a participação em uma missão técnica nacional e concorre na etapa nacional a uma missão técnica internacional.

“Essa iniciativa do Sebrae é muito importante para que cada vez mais instituições públicas foquem no desenvolvimento do seu município e reconheçam nos pequenos negócios a possibilidade de crescimento. Devemos valorizar cada vez mais os pequenos negócios porque o desenvolvimento do Estado passa, necessariamente, pelos municípios alagoanos. É preciso criar políticas públicas e outros incentivos”, destacou o governador do Estado, Teotônio Vilela Filho.

Em Alagoas, quatro municípios já levaram o prêmio estadual: Cajueiro (2001), Pão de Açúcar (2002), Pilar (2003), Barra de São Miguel (2005) e Maragogi (2008).

 

por Ascom/AMA

Comentários comentar agora ❯

  • anny EITA DANADOS, ESQUECERAM O PREFEITO DE PENEDO, QUAL SERÁ O PRÊMIO QUE ELE GANHOU, ESTOU CURIOSA, QUERO SABER.ALGUÉM SABE ME INFORMAR?
  • Emanuela Queiroz Q injustiça, cd o prefeito de PENEDO, pq ñ consta nessa relação? Houve "fraude" nessa escolha, só pode ser intriga ou até msm inveja da oposição, pois prefeito trabalhador, empreendedor, competente, compreensivo, bonzinho, q ama nossa cidade como se fosse filho da terra e acima de tudo, amigo de fé e irmão camarada, igual ao ex prefeito da nossa querida Penedo ñ existe nem nunca existirá, portanto eu protesto veementemente!!!!!!!!!!!!!!!!!