19 Outubro 2010 - 11:34

Ronaldo Lessa aposta em políticas públicas também para as crianças

Assessoria

Durante o seu governo, Ronaldo Lessa tratou de maneira especial as políticas públicas voltadas para as crianças. A sua gestão foi a grande responsável, por exemplo, pela redução histórica de 53% da mortalidade infantil em Alagoas, um resultado premiado até pelo Unicef.

Este fato mudou a realidade da população em todos os municípios. Em Olho D’água do Casado, o índice caiu mais de 90%. O percentual, divulgado pelo instituto Datasensus, serve como alento para Dona Lucineide, mãe de seis filhos cheios de vida e saúde, mas que carrega até hoje a dor do falecimento de dois filhos recém-nascidos. “Foi no governo de Ronaldo Lessa que o povo pobre foi atendido. Foi por causa dele que dei saúde aos meus outros filhos”, recorda.

Também foi Ronaldo Lessa que reformou e ampliou a maternidade Santa Mônica, em Maceió. Hoje, o centro médico atende gestantes de alto risco de todo o Estado. O número de leitos foi quase duplicado, passando de 80 para 102 vagas para pré-parto e enfermarias. Além disso, o lugar ganhou seis leitos de UTIs maternas e 32 de UTI neo-natal. Por fim, foram abertas novas vagas de UTI neo-natal também nos hospitais do Açúcar (Maceió), de Palmeira dos índios e de Arapiraca.

Na Educação, Ronaldo Lessa recuperou e ampliou centenas de escolas, além de ter inaugurado 23 novas unidades para a rede estadual. Assim, o número de vagas mais que dobrou, contando na época com 180 mil novos lugares. Quando foi prefeito de Maceió, Lessa também criou a secretaria de Esportes, que incentivou ações recreativas e construiu ginásios para os jovens alagoanos. E na segurança, Ronaldo criou a primeira delegacia de crimes contra a criança e o adolescente, trazendo mais respeito para quem está em fase de desenvolvimento.

Para mudar novamente este quadro, veja as propostas de Ronaldo Lessa governador para garantir mais direitos para as crianças:

- Criação da rede de atendimento Alagoas Saudável, com a
construção de duas novas maternidades (uma em Palmeira dos Índios e
outra no bairro Benedito Bentes, em Maceió).

- Implantação do programa Coração de Mãe, que fará o
acompanhamento integral às gestantes desde o pré-natal, além de
atendimento aos filhos até os cinco anos de vida.

- Programa Educação Nota 10, que firmará convênios com os
municípios para a implantação de escolas-creches e fomentará cultura,
esportes e lazer.

- Projeto Academia para Todos, com a instalação de praças
voltadas para a prática esportivas e para o lazer das famílias em diversos municípios de Alagoas.

 

por Ascom/Frente Popular Por Alagoas

Comentários comentar agora ❯