Skip to content

Marina Silva anuncia saída do PT e se diz livre para negociar com o PV

  • Home
  • Política
  • Marina Silva anuncia saída do PT e se diz livre para negociar com o PV

Marina Silva anuncia saída do PT e se diz livre para negociar com o PV

A senadora Maria Silva acaba de anunciar o seu desligamento do Partido dos Trabalhadores (PT), na Comissão de Meio Ambiente do Senado. Segundo a ex-ministra do Meio Ambiente, isso não significa um rompimento com o partido.

“Chego à conclusão de que, após 30 anos de luta socioambiental no Brasil é o momento não mais de continuar fazendo o embate para convencer o partido político do qual fiz parte pro quase trinta anos, mas sim o do encontro com os diferentes setores da sociedade dispostos a se assumir, inteira e claramente, como agentes da luta por um Brasil justo e sustentável”, diz o senadora.

Ela afirma que, a partir de agora, se sente livre para conduzir as conversas de filiação com o Partido Verde (PV). Neste momento, segundo a parlamentar, ela faz uma “revisão programática” para adoção de um modelo sustentável como o do PV.

O PV já anunciou em outro momento que gostaria de tê-la como candidata às eleições de 2010.

Biografia

Marina Silva está em seu segundo mandato no Senado Federal, com duração até 31 de janeiro de 2011. O primeiro mandato da senadora começou em fevereiro de 1995. De janeiro de 2003 a maio de 2008, ela esteve licenciada do Senado para assumir o Ministério do Meio Ambiente, de onde saiu no dia 13 de maio de 2008, retornando à Casa.

Eleita para o Senado pela primeira vez, aos 36 anos, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), como representante do Acre, Marina Silva foi a senadora mais jovem da história da República, e a mais votada no Estado, com 42,77% dos votos válidos. Derrubando velhos caciques da política regional e rompendo com uma antiga tradição no Acre pela qual só chegavam ao Senado ex-governadores ou grandes empresários.

A biografia de Marina Silva fez com que ela fosse escolhida pelo jornal britânico The Guardian, em 2007, uma das 50 pessoas em condições de ajudar salvar o planeta. Mas sua lista de premiações e reconhecimentos nacionais e internacionais é longa. Entre muitos outros, ela recebeu o prêmio “2007 Champions of the Earth”, o maior prêmio concedido pelas Nações Unidas na área ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também