18 Novembro 2009 - 18:34

Leda Almeida e Carlito Lima são homenageados pela Assembleia

Por iniciativa do deputado Temóteo Correia (DEM) a Assembleia Legislativa de Alagoas realizou nesta quarta-feira, 18, sessão solene para homenagear a escritora e diretora do Museu Theo Brandão, Leda Almeida e o escritor Carlito Lima. Ambos foram agraciados com a Comenda Lêdo Ivo, criada na legislatura passada com o objetivo de homenagear personalidades de destaque no meio cultural e literário de Alagoas. O patrono da comenda, o imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Lêdo Ivo, esteve presente à solenidade.

O deputado Temóteo Correia justificou que a motivação para ter proposto a criação da comenda está na necessidade de o parlamento valorizar aquilo que Alagoas tem de bom. “O poeta Lêdo Ivo é da Academia Brasileira de Letras e não mede esforços, nem lugar, nem momento para declinar e declarar sua alagoanidade e o seu amor por Alagoas. É um homem que tem mais de 60 anos de atividade literária, o que é inédito nesse Brasil”, afirmou o parlamentar.

Prestigiando o evento, o patrono da comenda, o imortal Lêdo Ivo também disse estar muito honrado com a homenagem e com o carinho demonstrado pela Assembleia em dar seu nome à Comenda. “Fico honrado com esse carinho do meu Estado natal. É um reconhecimento que realmente é diferente de todos os outros e tem um significado especial; porque é ligado a tudo que vivenciamos aqui. Digo isso porque os conterrâneos talvez sejam os últimos reconhecer um certo mérito das pessoas”, disse o imortal da ABL, ressaltando que esse “carinho” do povo alagoano para com ele vem de longe.

Honrado com a homenagem, o escritor Carlito Lima disse que esse tributo que o Parlamento alagoano presta a Lêdo Ivo é muito importante. “Para mim é uma honra. Primeiro porque ele é meu amigo da Academia Alagoana de Letras. E como leitor assíduo de suas obras, tenho as poesias de Lêdo Ivo na cabeceira da minha cama”, declarou, acrescentando que a honraria se torna ainda maior devido a seu laço de amizade com o autor da comenda, deputado Temóteo Correia.

A escritora Leda Almeida, diretora do museu Theo Brandão, disse que a honraria que lhe foi entregue pela Assembleia Legislativa tem um sentimento especial. “A entrega de qualquer comenda, seja por parte do poder Executivo ou pelo Legislativo, é sempre muito gratificante. Para mim, porém, essa tem um sentimento especial por ter como patrono o poeta Lêdo Ivo, de quem sou biógrafa, amiga e por quem tenho uma grande admiração. O único poeta alagoano a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras e fico muito honrada em ser uma das primeiras a receber esta honraria e homenagem da Assembleia”, declarou Leda.

 

 

por ALE

Comentários comentar agora ❯