15 Outubro 2010 - 20:52

Teotonio defende apoio à agricultura familiar

Assessoria

“Eu só entendo o desenvolvimento de Alagoas com o desenvolvimento do pequeno agricultor, e defendo a reforma agrária!”, com essa frase, Teotonio Vilela Filho, começou bem o dia, combinando cafezinho, tapioca e um bom bate-papo sobre ações que estão ajudando Alagoas a tomar finalmente o rumo do desenvolvimento.

Essa e outras declarações de incentivo aos agricultores familiares foi transmitida pela rádio Caminho da Roça, para toda a Feira Camponesa, que acontece há sete anos na Praça da Faculdade e já se consolidou como mercado para comercialização de produtos livres de agrotóxicos e oriundos de roças de mais de 130 agricultores familiares e de cerca de 20 assentamentos.

Pequeno agricultor terá prioridade

Na oportunidade, Teotonio falou sobre as prioridades para a próxima gestão, que inclui infra-estrutura nos assentamentos. “Quando o Incra desapropriou as terras, não pensou nos acessos para se chegar e sair, escoar e receber matérias-primas, algo que já começamos a organizar e vamos consolidar nesses próximos anos”, explicou, dizendo que as dificuldades de expandir projetos para o campo na primeira gestão foi por conta da desorganização do governo anterior.

“Eu confio muito nos agricultores, e acredito que todos querem produzir, criar suas famílias e cultivar suas terras de forma decente e honesta. Eu convivi com os assentados e sei que a grande maioria é do bem. O nosso governo quer que o homem do campo fique na terra e produza de forma abundante para si e para o Estado, que necessita sempre de produção”, salientou. Os agricultores elaboraram questões sobre a desapropriação das terras do banco Produbam, sobre as obras do Canal do Sertão e o plebiscito da terra.

1º perímetro do canal do sertão ainda este ano

Teotonio ressaltou que pediu pressa nos processos do Produbam, que atualmente estão na Procuradoria Geral do Estado. Sobre o Canal do Sertão, confirmou ainda que até o final ano será inaugurado 1º perímetro, no município de Pariconha.

“O Canal do Sertão pertence ao pequeno agricultor, de forma alguma irá para os grandes produtores. O canal é uma fonte de desenvolvimento para o sertão, os recursos estão garantidos, a obra é uma prioridade no Brasil e tenho orgulho de dizer que dei o pontapé inicial”, lembrou.

Teotonio reforçou o compromisso com os pequenos agricultores, com o resgate da Emater, entidade fechada na gestão de Lessa, a ampliação das políticas agrícolas com o abastecimento de sementes, entrega de animais e assistência técnica, através de programas do Governo como Alagoas mais Ovinos, Alagoas mais Peixes e Alagoas mais Leite, que estão promovendo uma verdadeira revolução no campo. “Meu compromisso é valorizar quem trabalha”, finalizou.

Após a entrevista, Teotonio circulou pela feira, cumprimentou os feirantes e provou vários produtos, entre eles a farinha d’ água da dona Ana Karina, lá do assentamento do Javari, em Maragogi. “Deus abençoe o governador, acreditamos que ele vai ajudar muito a gente”, disse a senhora.

por Ascom/Coligação Frente pelo Bem de Alagoas

Comentários comentar agora ❯