15 Outubro 2010 - 15:33

Serra assume compromisso de ressarcir perdas do FPM

Divulgação

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse que, se eleito, vai ressarcir as prefeituras por perdas de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O tucano assumiu o compromisso em encontro com mais de 400 prefeitos e lideranças mineiras, na sede da Associação Médica de Minas Gerais.

De acordo com Serra, os municípios perderam mais de R$ 3 bilhões do fundo no ano passado. Este ano, a perda até agora é de 3% em comparação a 2009. Ainda conforme o candidato, as prefeituras são as que mais investem hoje no país.“Não será dado nenhum incentivo sem automático ressarcimento dos municípios. O Fundo de Participação deve ser visto como piso e não como teto, como acontece na prática. Quando ameaça crescer [o repasse de recursos], o governo vem e dá incentivos que retiram os recursos do município”, afirmou.

O aumento no repasse de dinheiro para os municípios foi a principal cobrança dos prefeitos ao candidato do PSDB. “Os prefeitos estão virando pagadores de folha [de pagamento de servidores] e varredores de rua porque não sobra recurso para investir”, disse o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), José Milton de Carvalho, também prefeito da cidade de Conselheiro Lafaiete.

Serra defendeu também a regulamentação da Emenda 29, que tramita no Congresso Nacional e fixa os percentuais de gastos com saúde. Segundo o candidato tucano, o governo federal tem reduzido sua participação nos investimentos no setor, gerando uma sobrecarga para os estados e municípios. “Jogou-se uma responsabilidade muito grande para os municípios”, disse.

O presidenciável prometeu melhorias no Aeroporto de Confins, na capital, e no metrô de Belo Horizonte. Serra também dedicou parte de seu discurso para defender valores éticos e morais, como a verdade e a honestidade. “Temos que ser o oposto dos profissionais da mentira”, disse.

O ato a favor da campanha do tucano foi liderado pelo senador eleito Aécio Neves (PSDB), com o objetivo de atrair mais prefeitos para a base de Serra. Aécio afirmou estar “otimista quanto ao resultado da eleição presidencial no dia 31 de outubro. O governador eleito de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), e o senador eleito e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS) reforçaram as vozes de apoio ao candidato tucano. “Vamos dar o nosso sangue para eleger Serra presidente”, disse Anastasia.

Minas Gerais é o segundo colégio eleitoral do país, com 14,5 milhões de eleitores, ficando atrás apenas de São Paulo, que tem mais de 30,3 milhões. No primeiro turno, Serra ficou em segundo lugar na preferência dos mineiros, atrás da candidata do PT, Dilma Rousseff.

 

 

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯

  • MARIA \"SERRA NÃO - PSDB NÃO\". NÃO PODEMOS SER ILUDIDOS COM O FAMOSO PROMESSÔMETRO ADOTADO PELA ESSA CANDITURA! NÓS TRABALHADORES NÃO PODEMOS DAR OUVIDOS A ESSAS PROMESSAS, VAMO DAR VALOR A QUEM DAR VALOR A GENTE\" HOJE O BRASILEIRO TEM PERSPECTIVAS, ANOS ATRÁS ISSO NÃO ACONTENCIA, POR ISSO RENOVO O APOIO A CANDITATURA DILMA! DIGA NÃO A SERRA, DIGA NÃO AO PSDB! 13 NELES!!!!