15 Agosto 2009 - 09:50

Parceria garante troca de experiências entre imprensas oficiais

Assessoria

O convênio entre a Cepal/Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp), firmado na tarde desta sexta-feira (14) no Palácio República dos Palmares, contou com a presença dos governadores de Alagoas e São Paulo, Teotonio Vilela Filho, e José Serra. O objetivo principal do convênio é a troca de experiências na área de tecnologia gráfica e digital, além de edições e co-edições de conteúdos editoriais.

O diretor-presidente da Cepal, Marcos Kümmer, destacou a relevância do acordo e anunciou seu primeiro fruto: o livro “Atlas e Relatório do Rio de São Francisco desde a Cachoeira de Pirapora até o Atlântico”, do engenheiro alemão Henrique Halfeld, escrito no século XIX a pedido do Imperador D. Pedro II.

“A primeira obra será lançada brevemente, mas além das publicações impressas vamos aproveitar a experiência da Imprensa Oficial de São Paulo em áreas como certificação e inclusão digital, além da experiência na montagem e manutenção do maior parque gráfico da América Latina”, frisou Kümmer.

Na mesma vertente, o diretor-presidente da Imesp, Hubert Alquéres, reforçou que há uma grande demanda em todos os Estados do Brasil, em torno de parcerias dessa natureza. “Somos um país de dimensões continentais e temos que buscar a troca de experiências e informações, criando sinergias e facilitando o fluxo contínuo de informação e cultura”, afirmou.

O secretário de Estado do Planejamento e do Orçamento, Sérgio Moreira, em cuja pasta está incluída a Cepal, fez questão de ressaltar que a pauta do encontro girava em torno do conhecimento e da cultura, e essa troca de experiências vai beneficiar os dois governos. “O know how acumulado por São Paulo serve de inspiração para todos os Estados brasileiros, principalmente para Alagoas. Além da expertise nas áreas da Fazenda, Gestão Pública, Planejamento e setor gráfico, podemos ampliar tal parceria para praticamente todos os campos de ação”, disse o secretário.

O governador José Serra, que foi presenteado por Teotonio Vilela Filho com uma coletânea de publicações da Cepal, assegurou que a Imprensa Oficial de São Paulo tem fundamental importância para a área editorial paulista.

“Nossos livros não precisam ter apelo comercial, não precisam ser populares, bastam ter relevância cultural, educativa e informativa. Nossa parceria com a Cepal vai além das edições e co-edições de livros, mapas e outros materiais impressos. Segue apostando no intercâmbio e na troca de experiências baseadas em realidades distantes”, ressaltou o governador paulista.

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, concluiu a cerimônia agradecendo a todos os envolvidos na parceria, pelo esforço concentrado em um tema tão caro ao conhecimento e à cultura. “A parceria com São Paulo vai nos trazer um ganho imenso. O aprendizado junto a um Estado forte e desenvolvido é importante para todo o país, mas para nós é mais relevante ainda. Apostando em ações dessa natureza, temos certeza de criar cada vez mais oportunidades para Alagoas e para os alagoanos”, finalizou.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯