14 Agosto 2010 - 17:30

Procuradoria Regional Eleitoral esclarece estudantes sobre a importância do voto

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/AL) realiza na segunda-feira (16), às 9h, no ginásio da Escola Estadual Moreira e Silva, no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), uma audiência pública com a finalidade de esclarecer à população, sobretudo aos jovens, sobre a importância do ato de votar de forma consciente.

De acordo com a responsável pela 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Márcia Vieira Dantas, o evento será um abrangente trabalho de tomada de consciência, visto que a maioria dos alunos presentes na audiência é representante de classes e já votam. “É um momento vital para a construção das nossas relações sociais”, enfatizou a coordenadora.

De acordo com o procurador regional eleitoral, Rodrigo Tenório, a audiência também será um momento de alerta em relação às punições aplicadas a quem participar direta ou indiretamente do comércio de votos, seja vendendo ou trocando.

Segundo o procurador, os alunos saberão quais instrumentos os cidadãos terão para denunciar irregularidades antes, durante e após as eleições.

A professora Márcia Dantas conta que, para reforçar a campanha educativa, a PRE/AL distribuiu cadernos de atividades do projeto nacional do Ministério Público Federal para 300 estudantes e professores de sete escolas do Cepa que participarão do evento. Este material, intitulado “Turminha do MPF nas Eleições”, vem sido lido e conversado entre os estudantes para a colocação de dúvidas, críticas e sugestões do processo eleitoral.

“Já obtivemos a informação da coordenadora de ensino do Cepa, professora Márcia Dantas, de que o material foi trabalhado em sala e que os alunos vão levar o que produziram, a partir das reflexões à audiência”, adiantou o procurador regional eleitoral de Alagoas, Rodrigo Antônio Tenório.

“O projeto da Turminha foi implantado, inicialmente, em quatro escolas do Distrito Federal”, disse o procurador. O material utilizado em sala de aula aborda de maneira sucinta o papel do MPF, tendo como foco reflexões sobre as consequências da corrupção eleitoral para a sociedade. “Possuímos a intenção de incentivar as crianças e adolescentes a refletirem sobre a realidade social do país e a construir o conceito de governante ideal”.

Ainda durante a audiência pública, a PRE/AL apresentará vídeos e folders da campanha “Seu voto – não venda, não troque, não negocie” para reforçar a idéia de que ao trocar o voto por um favor pessoal, por exemplo, o cidadão elege candidatos corruptos e prejudica milhões de brasileiros, inclusive a própria família.

 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯

  • JESUS TI AMA!!! votar é um compromisso moral social e familiar a su a familia,precisa está informada q o futuro delas depende do seus votos,o seu voto é decreto de lei, constitucional e regulamentar do cidadão por isso priorise o seu voto,ele prevalece por quatro anos, valorise o seu voto seus filhos depende dele e todos aqueles q estiver no mesmo barco;pense e vote,pelo o futuro do novo amanhã,tudo depende de cada um de nós. ñ entre em criticar apenas analise e vote, tem dúvidas,vote no candidato da sua terra.