13 Novembro 2009 - 11:09

Renan destaca trabalho da UFAL em pronunciamento

Divulgação
Renan ocupa Plenário para anunciar avanço do ensino federal em Alagoas

O senador Renan Calheiros, líder do PMDB, registrou, durante pronunciamento em Plenário, na tarde desta quinta-feira, 12, a visita da reitora da Universidade Federal de Alagoas, professora Ana Dayse, que foi ao seu gabinete convidá-lo para a inauguração do prédio do laboratório de computação científica e visualização da Ufal em Maceió, no próximo dia 19.

– Além de ter a honra de receber a reitora em meu gabinete, quero destacar que esse laboratório é resultado de mais de 15 anos de trabalho de um grupo de pesquisa em mecânica computacional que integra a importante rede nacional de computação científica e visualização, a rede Galileu, que conta, inclusive, com apoio da Petrobras – enfatizou o senador.

Renan aproveitou para homenagear a reitora pelo sucesso da 4ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas – “um evento muito importante no calendário cultural nacional e internacional que mostra a competência e dedicação de todos os que fazem a Universidade Federal de Alagoas, especialmente a figura da reitora Ana Dayse, e da organizadora da feira, professora Sheila Maluf”.

A Bienal ocorreu de 30 de outubro a 8 deste mês Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, no bairro de Jaraguá, com 130 estandes e a presença de quase 160 mil visitantes, que compraram mais de 100 mil livros e gerou uma renda estimada em R$ 3 milhões.
O senador confirmou, ainda, a liberação de R$ 4,5 milhões para interiorização do ensino federal em Alagoas.

Já conquistamos a implantação do campus da Ufal de Palmeira dos Índios, de Penedo e de Arapiraca, onde já temos mais de 3 mil alunos distribuídos em 11 diferentes cursos; estamos construindo e do Delmiro Gouveia e vamos começar o de Porto Calvo, Santana do Ipanema e União dos Palmares – comemorou Renan.

O líder da bancada do PMDB no Senado disse ainda em seu discurso que vem trabalhando, com o apoio e empenho do ministro da Educação, Fernando Haddad, e de toda a bancada alagoana no Congresso Nacional, para que essa dinâmica de expansão e interiorização do ensino ocorra com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal, antigo Cefet).

– Temos hoje quatro unidades do Ifal em Alagoas: em Maceió, Marechal Deodoro, Satuba e Palmeira dos Índios. Nesta sexta-feira vamos lançar a pedra fundamental do Ifal em Murici; o de Arapiraca também já teve suas obras iniciadas e em seguida virão os de Maragogi, Piranhas, Santana do Ipanema, Penedo, São Miguel dos Campos e do Benedito Bentes, em Maceió – concluiu o senador.

 

 

 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯