13 Novembro 2009 - 17:52

Governador destaca as raízes históricas da cidade e justifica homenagem

Adailson Calheiros
Teotonio Vilela e Cristiano Matheus prestaram homenagem ao Marechal Deodoro

“Marechal Deodoro volta a ser a capital de Alagoas pela primeira vez em 170 anos”, disse o governador Teotonio Vilela Filho na solenidade de instalação do Governo Estadual, nesta sexta-feira (13), na sede da prefeitura de Marechal Deodoro. A iniciativa é uma homenagem à cidade histórica pelos seus 400 anos comemorados este ano e aos 120 anos da Proclamação da República, no próximo domingo (15).

Durante o evento, o governador fez referência às raízes históricas da cidade, destacando a atuação dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto pelo patriotismo e responsabilidade política e social. “Amo a história dessa terra e desse povo. A transferência do governo do Estado é para honrar esses brasileiros pela realização de uma política democrática e humana que nos orgulha até hoje e nos serve de exemplo”, disse.

Teotonio Vilela disse que a cidade de Marechal Deodoro está inserida em todas as vertentes de desenvolvimento do Estado. Ele se referiu ao turismo como uma das principais áreas exploradas em virtude da riqueza natural, cultural, histórica e gastronômica do município. “Temos projetos na área de turismo que visam a divulgação desses atributos de forma que se dê cada vez mais visibilidade a esta região”, destacou o governador.

Durante esse primeiro encontro dos gestores do Estado e do município, foram entregues solicitações em diversas áreas, tais como cultura, meio-ambiente, infraestrutura e educação. O governador assinou o protocolo de intenções com a presidente Nacional da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda, para a concretização do projeto de construção de 250 casas para os moradores que residem na Favela do Jacaré, nas proximidades da AL-101.

O projeto do Residencial Canto das Ilhas está orçado em R$ 925 mil e faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, o projeto está em fase de conclusão e em breve será enviado à Caixa.

Parceria e responsabilidade — Ainda na solenidade, o prefeito do município, Cristiano Matheus, agradeceu ao governador pelos pleitos atendidos e disse que acredita na política de planejamento que foi adotada pelo governo estadual. “É assim mesmo que tem que ser e também tenho trabalhado dessa forma. Estou organizando a casa para mais tarde obter os resultados. Para o Estado, a dimensão é maior, porque são 102 municípios e o Governo tem estado presente. É um jeito de fazer política séria e responsável”, avaliou Matheus.

Teotonio Vilela cumpre agenda durante todo o dia no município, onde ainda nesta sexta vai assinar ordem de serviço do saneamento do Francês e participa do lançamento da obra do Hotel Vila da Praia. Também será entregue a obra de recuperação do acesso à Massagueira e a inauguração da Escola Estadual Rosa da Fonseca, entre outras ações.

A solenidade de instalação do gabinete in stitucional do Governo em Marechal também contou com a presença do superintendente Regional da CEF, Gilberto Occhi, do superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, e dos secretários de Estado Álvaro Machado, do Gabinete Civil; Sergio Moreira, do Planejamento; Luiz Otávio Gomes, do Desenvolvimento Econômico e Osvaldo Viégas, da Cultura, entre outras autoridades.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯