13 Julho 2009 - 15:53

Ministros discutem crise política do Senado em reunião com Lula

Agência Brasil

Na reunião ministerial, que ocorre durante todo o dia de hoje (13), ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentaram a crise no Senado e avaliaram que ela já está em fase de superação, de acordo com o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro.

“Lamentou-se a crise que verdadeiramente está instalada no Senado, mas que temos absoluta certeza que ela é superável e já está em processo de superação”, disse Múcio, ao falar com a imprensa após o encerramento da primeira parte da reunião.

Questionado se o presidente Lula pediu aos ministros que apoiem o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), José Múcio negou: “Não se falou nisso, se falou que nos entendíamos que havia uma crise instalada, mas que nos todos tínhamos consciência de que já estava em fase de superação”.

Segundo Múcio, o assunto foi tratado apenas no início da reunião, quando ele e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, fizeram uma exposição sobre a conjuntura política.

O ministro avaliou como positiva a atitude de Sarney de cancelar os 663 atos administrativos que não haviam sido publicados em boletins administrativos de pessoal e ficaram conhecidos como atos secretos. “Acho que toda a sociedade estava exigindo isso e se a Senado achou que essa era a medida correta, não tenho dúvida que está no caminho correto”, disse.

Sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades na Petrobras, o ministro afirmou que a vontade do Senado deve ser respeitada. “Primeiro que entendemos que a CPI da Petrobras terá que ser instalada, não tem o menor problema, temos que respeitar a vontade do Senado e o governo sempre trabalhou assim.”

A reunião ministerial começou por volta de 9h30 e pela manhã foram feitas exposições sobre a conjuntura econômica e política, além de apresentações sobre a gripe suína e agricultura. Pela tarde, haverá uma apresentação sobre o pré-sal e também discussão sobre o orçamento.

por Agência Brasil

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.