13 Junho 2010 - 11:33

Em convenção, PT formaliza hoje candidatura de Dilma à Presidência e de Temer para vice

A convenção nacional do PT, em Brasília, homologa domingo (13) a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff à Presidência da República e referenda o nome do deputado federal Michel Temer (PMDB-SP) como vice na chapa encabeçada pela petista. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aguardado para o final da manhã. Em 11 estados, o PT lançará candidatos como cabeça de chapa, nos demais locais o partido fechou alianças.

A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas participem do evento. Chegaram cedo para a convenção o ex-ministro José Dirceu, o líder do PT na Câmara, Fernando Ferro (PE), e o secretário-geral da legenda, José Eduardo Cardozo (SP).

No local onde ocorre a convenção, uma casa de eventos recém-inaugurada no Setor de Clubes Sul, o clima é de festa no estilo das convenções internacionais – com jingles, animadores e um banner gigantesco com os rostos de Lula e Dilma.

Sábado (12), ao participar das convenções do PDT e PMDB, Dilma defendeu a unidade, a parceria e um governo de coalizão. Ela lembrou figuras históricas dos dois partidos que ajudaram a construir a democracia no Brasil, como o ex-presidente Tancredo Neves, o ex-governador Leonel Brizola e o ex-deputado Ulysses Guimarães, que já morreram.

Militantes de várias partes do Brasil vieram a Brasília participar da convenção do PT. Palavras de ordem, banners e cartazes com o slogan de campanha de Dilma estão por toda parte. No espaço de eventos há cartazes com o lema: “Presidente Dilma para o Brasil Seguir Mudando”.

Ainda sem data para a convenção nacional, o Partido da Reconstrução (PR) já anunciou que se coligará com o PT. Sem pretensões de se coligar com outras legendas, o Partido Progressista (PP) não deverá realizar convenção nacional, segundo os líderes da legenda.

No sábado (12), o tucano José Serra formalizou sua candidatura à Presidência da República, mas ainda sem nome para vice-presidente na chapa. O DEM e o próprio PSDB disputam a indicação. Na semana passada, a candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, oficializou a candidatura dela e a do vice, o empresário Guilherme Leal, também do PV.
 

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯