Skip to content

Modificação no Código Florestal será debatida no plenário da ALE

  • Home
  • Política
  • Modificação no Código Florestal será debatida no plenário da ALE

Modificação no Código Florestal será debatida no plenário da ALE

A Comissão Especial criada pela Câmara Federal para analisar propostas de novos códigos ambiental e florestal realiza audiência pública em Maceió na manhã desta sexta-feira, 13, no plenário da Assembleia Legislativa. A comissão foi criada para analisar a proposta em tramitação na Câmara, que prevê a revogação do atual Código e a sua substituição por outro.

O deputado federal Aldo Rebelo (PC do B – SP), relator da comissão, destaca a importância da realização de audiência pública, pois, segundo ele, as decisões devem ser pautadas pelos interesses da população. “Precisamos atender ao lado que interessa, que é o povo brasileiro e o país. Nós não resolvemos esse problema até agora porque tentamos conciliar os ânimos dos dois lados: do ambientalista e do produtor rural, mas esquecemos do lado mais importante, que é o interesse nacional e o interesse social”.

Rebelo acrescentou que a Comissão Especial está fazendo sessões públicas em diversos estados. No nordeste, os foram escolhidos Alagoas e Pernambuco, onde a sessão deste último ocorrerá no próximo sábado, 14. “Estaremos discutindo diversos pontos que o Código Florestal engloba, como áreas de preservação permanente e reserva legal. Convidamos diversos setores da sociedade para participar, a exemplo de associações de prefeitos, de agricultores, de trabalhadores rurais, enfim, de todos aqueles ligados à questão”, revelou Aldo Rebelo.

De acordo com o parlamentar federal, esta “será uma sessão mais para ouvir”. Aldo Rebelo não antecipou sua opinião sobre o processo. Isso constará no seu relatório final. Ele citou ainda a importância da discussão ao comparar a situação do Estado de Santa Catarina, onde a lei estadual que regula a questão está sendo contestada no Supremo Tribunal Federal (STF).

A proposta de modficação do Código Florestal está em tramitação desde 1999 e causa polêmica. Tem o apoio de ruralistas e é condenada por ambientalistas. Enquanto o setor produtivo pretende transferir para os estados a competência para legislar sobre questões ambientais, os defensores do meio ambiente defendem que essa atuação seja exclusiva da União.

A sessão pública desta sexta-feira está marcada para começar as 9h, no plenário da Assembleia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também