Skip to content

Comissão de combate à corrupção eleitoral visita escolas públicas

  • Home
  • Política
  • Comissão de combate à corrupção eleitoral visita escolas públicas

Comissão de combate à corrupção eleitoral visita escolas públicas

Os integrantes da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) farão uma série de palestras para estudantes, principalmente do ensino médio, em escolas públicas estaduais. A idéia é aumentar o nível de conscientização dos eleitores, com os estudantes atuando como multiplicadores em sua família e comunidade.

Nesta terça-feira (13/07), às 11h30, os presidentes da Comissão de Combate à Corrupção da OAB/AL, Álvaro Barboza, e da Comissão Especial de Combate à Corrupção e à Impunidade da OAB Nacional, conselheiro federal Paulo Brêda, se reúnem com o secretário Estadual de Educação, Rogério Teófilo, para definir o calendário de visita a escolas da capital e do interior do Estado.

Instituições podem solicitar visita da Comissão

“Como na eleição passada, estamos abertos para falar a sindicatos, associações de bairro, escolas e a todo e qualquer cidadão que queira saber o que pode e o que não pode ser feito na eleição”, explica Álvaro Barboza. Representantes da Justiça Eleitoral e da Polícia Federal também serão convidados a participar das visitas às escolas.

As palestras também servirão para difundir ainda mais o telefone 2121 3207, disponibilizado pela OAB/AL para recebimento de denúncias de corrupção eleitoral. As denúncias também podem ser feitas por escrito e entregues pessoalmente ou via Correio na sede da OAB (Praça Bráulio Cavalcante, 160, Centro, Maceió-AL).”A OAB não faz apuração da denúncia, mas encaminha para os órgãos responsáveis, como o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal, e posteriormente acompanha e cobra a devida apuração”, complementou Álvaro Barbosa.

“Fotos e filmagens são bem-vindos”

Paulo Brêda, da Comissão Nacional, lembra que é importante que a denúncia contenha informações que possibilitem a investigação, a exemplo dos nomes dos envolvidos, data e local onde o fato ocorreu e identificação de possíveis testemunhas que possam confirmar a denúncia. “Fotos e filmagens também são bem-vindos”, avisa.

Na próxima quinta-feira (15/07), a Comissão de Combate à Corrupção participa do lançamento da Cartilha de Orientação Política da Província Eclesiástica de Maceió, editada pela Arquidiocese de Maceió, em parceria com a OAB/AL, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Sebrae. A cartilha será utilizada nas palestras e demais ações da Comissão.

Debate sobre projeto de reforma política

Outra ação que está sendo preparada pela Comissão é a realização de um debate sobre o projeto de reforma política, entre os candidatos a senador da República. “É importante que antes de fazer a escolha de seus candidatos, os eleitores saibam o que eles pensam sobre financiamento de campanha, por exemplo”, explica Paulo Brêda.

A medida seguirá uma recomendação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e tem como objetivo saber o entendimento dos candidatos quanto à importância de se aprovar a reforma política para o país. A data do debate em Alagoas ainda não foi definida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também