Skip to content

Em entrevista, Lula critica ONU e prevê vitória do PT

Em entrevista, Lula critica ONU e prevê vitória do PT

Em entrevista publicada hoje pelo jornal espanhol “El País”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a “pouca representatividade” da Organização das Nações Unidas (ONU) e previu que o PT vencerá a eleição presidencial de outubro.

A ONU foi criticada no contexto das sanções que o Irã poderá sofrer por seu programa nuclear. “Quero esgotar até o último minuto a possibilidade de um acordo com o presidente do Irã, para que ele possa continuar enriquecendo urânio, dando-nos a tranquilidade de que só vai utilizá-lo para fins pacíficos”, disse.

Segundo Lula, a ONU precisa mudar “porque como está representa muito pouco”. “Por que o Brasil não é um membro do Conselho de Segurança? Por que não a Índia? Por que não há nenhum estado africano?”, questionou. Lula tem viagem marcada para o Irã no final da próxima semana para discutir uma solução negociada com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que visitou o Brasil em novembro do ano passado.

Em relação às eleições, Lula disse não ver possibilidade de o PT perder a disputa. “Ganhe quem ganhar, ninguém fará nenhum disparate; o povo quer seguir em frente e não voltar atrás. Mas deixe-me dizer que não vejo a possibilidade de que percamos as eleições,” afirmou.

Na reportagem, o “El País” elogiou a franqueza de Lula e disse que, por estar “em campanha eleitoral”, aproveitou para “fazer propaganda de seu partido”. O jornal destacou também as críticas “provavelmente injustas” feitas por Lula contra seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. “O milagre brasileiro começou com Cardoso, professor respeitado e um democrata exemplar que controlou as contas públicas e venceu a inflação,” disse o diário espanhol.

Ao “El País”, Lula destacou ainda que, se o Brasil mantiver a seriedade nas políticas fiscal e monetária, além dos investimentos e do controle da inflação, “terá tudo para se transformar em uma potência respeitada no mundo”. “Se a economia continuar crescendo entre 4,5% e 5,5%, em 2016 poderá se tornar a quinta economia mundial”, afirmou o presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também