Skip to content

Ministério Público faz campanha em escolas para combater corrupção eleitoral

  • Home
  • Política
  • Ministério Público faz campanha em escolas para combater corrupção eleitoral

Ministério Público faz campanha em escolas para combater corrupção eleitoral

Servidores do Ministério Público Federal (MPF) visitarão alunos de uma escola de Brasília, nesta segunda-feira (9), para falar sobre voto consciente e corrupção eleitoral. Além do diálogo com os estudantes, o MPF vai entregar material didático para os professores trabalharem o tema em sala de aula. Os alunos também devem criar peças culturais, como música e espetáculo teatral, que serão apresentados na escola e na sede da Procuradoria-Geral da República.

O objetivo é ensinar às crianças e adolescentes que a compra e venda de voto é crime e fazer com que eles reflitam sobre as consequências da corrupção eleitoral para a sociedade.

Para o cientista político da Universidade de Brasília, Alexandre Pereira Rocha, o amadurecimento da consciência política do cidadão é um processo demorado, mas que pode ser beneficiado por atividades educativas.

“A educação em geral ajuda a mudar a mentalidade sobre conflitos da sociedade, como corrupção e violência. É mesmo um processo a longo prazo o de se entender o que é o voto e qual a importância dele no processo político “, disse.

Rocha acredita que o uso de linguagem apropriada para a idade e de recursos lúdicos contribuem para que os alunos se interessem por um assunto que muitos consideram entediante. “A corrupção é muito difundida, mas pouco discutida de forma crítica. Ações assim são importantes para que as pessoas não tenham revolta e repúdio aos políticos, mas saibam ter uma ação efetiva por meio do voto”, afirmou.

Outras escolas do Distrito Federal deverão receber a visita dos servidores do MPF e o material didático será enviado também para os estados. A ação faz parte da campanha “Seu Voto – Não Venda, Não Troque, Não Negocie”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também