07 Outubro 2009 - 07:16

Prefeituras de Sergipe fecham dia 23 de outubro

Assessoria

Reunidos na manhã da última segunda-feira, 05, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), os prefeitos sergipanos decidiram que no próximo dia 23 de outubro, quando acontecerá a "Mobilização Nacional em Defesa dos Municípios", todas as prefeituras do Estado irão fechar as suas portas, ficando a critério de cada gestor se as secretarias funcionarão normalmente nesta data.

O evento culminará com um grande ato no plenário da Assembleia Legislativa. O deputado estadual Mardoqueu Bodano (PRB) ficou solidário com a luta dos prefeitos e já protocolou um requerimento na AL, solicitando o espaço do plenário para um debate mais amplo, quando serão convidados deputados estaduais, federais e senadores.

O motivo da manifestação é pedir socorro as autoridades sobre a crise financeira que vem atingindo os municípios e mostrar a população sergipana as dificuldades de realizar investimentos em saúde - em razão da não regulamentação da Emenda 29 - e em educação, cujo impacto da crise econômica diminuiu os repasses do Fundeb.

Somente mês passado, em setembro, o primeiro repasse do FPM, enviado no dia 10, foi menor 15,4% se comparado ao de 2008. Este valor chega a 24,6% a menos em relação ao mesmo período de agosto deste ano. A parcela depositada é menor do que a de seis anos atrás, segundo estudos da CNM.

Na ocasião, ficou definido que cada administrador municipal ficará responsável de trazer a sua população para a marcha que ocorrerá a partir das 9 horas, em frente a Assembléia Legislativa, na capital. "Estamos aderindo a mobilização nacional em que todas as prefeituras do país estarão se manifestando e essa será a nossa ação em Sergipe", finalizou o presidente da Associação dos Municípios do Baixo e do Vale do São Francisco (Ambevsf), Ricardo Roriz.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯