04 Abril 2009 - 14:14

Projovem Urbano e ações da Saúde são levadas a nove municípios

Divulgação

Foi em clima de festa que o governador Teotonio Vilela Filho foi recebido nos municípios que receberam esta semana, o Projovem Urbano, e demais ações do governo. O programa federal, com articulação do Estado e gerenciamento dos municípios vai garantir 4.300 jovens alagoanos, entre 18 e 29 anos de idade, a oportunidade de concluir o ensino fundamental e receber capacitação, para que possam ser inseridos no mercado de trabalho.

Na sexta-feira, o governador e equipe foram ao município do Pilar e Viçosa. A caravana encerra os trabalhos neste sábado, nas cidades de Coruripe, Teotonio Vilela e São Miguel dos Campos. No mesmo dia, a cidade de Junqueiro vai receber uma ambulância do Projeto Avança Saúde, de assistência básica de saúde. As viagens da semana tiveram início no último dia 2, em Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios.

“O Projovem Urbano visa colocar de volta às salas de aula os jovens que, por algum motivo, deixaram de estudar. Ele reintegra essas pessoas para que elas possam concluir o ensino fundamental. Eu sei que não é fácil voltar a estudar, mas eu peço que vocês se esforcem, que tenham fé no futuro. O Estado está melhorando e vai melhorar ainda mais, pois estamos trabalhando para trazer empregos para Alagoas. Eu não penso em outra coisa a não ser criar oportunidades de trabalho para os alagoanos”, afirmou o governador Teotonio Vilela Filho.

A jovem Sueli Francisco Ângelo, 24 anos, será uma das beneficiadas, em Viçosa. Ela parou de estudar aos 17 anos para casar; depois vieram os filhos e a necessidade de trabalhar. Para ela, o Projovem representa a esperança de uma vida melhor. “Hoje eu agradeço por esta oportunidade que tenho de terminar o ensino fundamental e poder me capacitar”, destacou.

Para a secretária Wedna Miranda, o Projovem é muito mais que o resgate de sonhos, é um resgate de vida, pois todos sabem da importância da formação escolar para a inserção no mercado de trabalho.

O Projovem Urbano é um programa do governo federal que, para se tornar realidade, precisa que tanto os estados, quanto seus municípios abracem a ideia, no sentido de aportar parte dos recursos e a infraestrutura necessários à viabilidade do programa. Em Alagoas, jovens de nove municípios serão beneficiados, um total de 4.300 pessoas.

Ações pela saúde — Ainda na sexta, o governador esteve em Matriz do Camaragibe. Na cidade, ele anunciou que o hospital do município está incluído no Promater, programa que prevê equipamentos, capacitação e recursos para custeio, dentro do Avança Saúde. Teotonio Vilela entregou uma ambulância e afirmou que o programa tem como objetivo fortalecer a ampliar as ações de saúde preventiva em todo o Estado.

Segundo Teotonio, a inclusão do hospital de Matriz no Promater é uma reivindicação da comunidade local. “O programa, que beneficia 17 municípios alagoanos, agora passará a contemplar também Matriz do Camaragibe”, assegurou o governador, que falou para um público de populares e lideranças locais da região, no ginásio da Escola Núcleo de Educação Sofia de Góis Monteiro.

 


 

por Rafael Medeiros com SECOM/AL

Comentários comentar agora ❯