03 Agosto 2010 - 08:22

Onze municípios alagoanos terão urna biométrica este ano

Divulgação

Mais de um milhão de eleitores em todo o Brasil serão identificados pela impressão digital nestas eleições. Em Alagoas serão 11, dos 60 municípios brasileiros selecionados para receber as urnas eletrônicas com leitores receptivos de impressões digitais, mais conhecidas como leitores biométricos.

O novo sistema desenvolvido pela Justiça Eleitoral dá mais segurança e credibilidade aos eleitores, que além da informatização do processo, garante que um eleitor não poderá votar por outro.

No momento da votação, depois que o eleitor apresentar os documentos, sua identidade será confirmada por meio do reconhecimento biométrico de sua digital. Se houver dúvidas ou se a digital não for reconhecida, o mesário terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, à qual poderá recorrer para confirmação da identidade.

O sistema eletrônico de votação em urnas com leitor biométrico já foi usado com êxito nas eleições municipais de 2008 em três cidades pioneiras: Colorado do Oeste/RO, Fátima do Sul/MS e São João Batista/SC. Mas a expectativa é que até 2018 todos os municípios brasileiros já realizem eleições com a nova tecnologia.

Veja quais são os municípios:

Barra de Santo Antônio
Branquinha
Chã Preta
Igaci
Jaramataia
Poço das Trincheiras
Quebrangulo
São Miguel dos Milagres
Coité do Nóia
Maribondo

 

por TSE

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.