03 Junho 2009 - 08:33

Renan se reúne com agricultores do Agreste

Valderi Melo
Agricultores participam do encontro

 

O senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, participou nesta segunda-feira, 1º, de uma importante reunião com pequenos agricultores da região de Arapiraca para discutir as dividas com os bancos do Brasil e do Nordeste. A reunião promovida pela Cooperativa Agropecuária e Industrial de Alagoas (Capial) lotou o Clube dos Fumicultores em Arapiraca e contou ainda com a participação do deputado federal Joaquim Beltrão e represantantes de diversos órgãos, como Banco do Brasil e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Renan se colocou à disposição dos agricultores para lutar em Brasília junto ao governo Lula para encontrar uma solução visando garantir o refinanciamento das dívidas e de mais recursos para os investimentos no custeio agrícola. “Antes de mais nada é importante dizer que se nós não resolvermos isso com o presidente Lula, não vamos resolver com mais ninguém. A gente sabe que existe uma grande burocracia do governo, mas precisamos lutar para encontrar uma solução. Essa renegociação não pode mais ser mais postergada”, disse.

Renan afirmou que é preciso o engajamento de todos para que a causa dos pequenos agricultores possa ser vista com maior atenção por Brasília. “Nós precisamos engajar todo mundo nessa causa, que não é somente de vocês, é importante centralizar essa batalha aqui em Arapiraca, mas também é preciso pedir ao governo estadual que preste um maior auxílio na assistência técnica”, afirmou o senador, após receber de um pequeno agricultor que o governo falha nesse campo. “O governo está tendo dificuldades para administrar os convênios que tem com o governo federal”, completou.

O senador defendeu ainda que ‘é preciso colocar na prática condições para que o agricultor possa ter acesso ao crédito’. “Nós já avançamos demais na legislação para garantir o custeio. Quero que vocês tenham a certeza de que contam com um grande aliado em Brasília para ajudar a resolver essa situação. É preciso encontrar uma forma de fazer esse assunto andar, até porque os bancos também não querem que o problema continue existindo. Isso não é bom para nenhum lado”, afirmou.

Carta de Arapiraca

De acordo com informações do presidente da Capial, Francisco de Souza Irmão, o Chico da Capial, entidade que reúne três mil agricultores de Arapiraca e região Agreste, da reunião seria tirada a “Carta de Arapiraca” documento a ser levado ao conhecimento da bancada federal alagoana para mostrar a real situação enfrentada pela categoria. A reunião contou ainda com a presença de representantes do Banco do Nordeste, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.
 

por Valderi Melo/Assessoria

Comentários comentar agora ❯