03 Maio 2010 - 21:06

Deputado alagoano defende profissão de bombeiro civil

Os bombeiros civis que atuam em Alagoas lutam pela aprovação de uma lei específica, através da qual a profissão seja regulamentada. Na semana que passou, o deputado Alberto Sextafeira (PSB) participou da solenidade de formatura da primeira turma da categoria e anunciou que será um defensor da matéria. O objetivo dos bombeiros civis é o reconhecimento, por lei, para que possam atuar no trabalho de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas.

O bombeiro civil deverá trabalhar em empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio. Com isso, Alagoas pode estar abrindo um novo “nicho” profissional, com a oferta de vagas para pessoas que buscam especialização numa área cada vez mais importante, que é a de prevenção de acidentes. “Toda a sociedade precisa que esse projeto seja votado com urgência, porque o bombeiro civil auxilia em questões importantes, atuando em muitos setores públicos e privados de uma forma preventiva”, declarou Sextafeira.

Conforme informações do parlamentar, a lei que regulamenta a profissão já existe em vários estados brasileiros. Sextafeira considera isso suficiente para fazer a defesa do projeto na Assembleia Legislativa. Segundo Marcelo Pontes, bombeiro civil formado, a criação dessa lei é de total importância para a categoria. Para ele, a falta da regulamentação prejudica o acesso ao mercado de trabalho.
 

 

por ALE

Comentários comentar agora ❯