01 Julho 2010 - 08:01

Alagoas deverá ter cinco candidatos ao cargo de governador do Estado

Fechada a etapa das convenções partidárias, Alagoas deverá ter cinco candidatos ao cargo de governador do Estado: Fernando Collor (PTB), Mário Agra (PSOL), Ronaldo Lessa (PDT), Teotonio Vilela (PSDB) e Tony Clovis (PCB).

Agora, pelo calendário eleitoral, os partidos terão de apresentar ao TRE o registro de seus nomes até o dia 5 de julho, já que a propaganda eleitoral passa a ser permitida a partir da próxima terça-feira, 6. Cartazes, filipetas, faixas e carros de som começarão a circular pelas cidades. Os candidatos, partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa das 8h às 24h.

No primeiro turno da eleição, poderá haver a distribuição de material de propaganda política até o dia 2 de outubro, assim como a realização de carreatas e passeatas. A propaganda paga na imprensa escrita só poderá ser divulgada até 1º de outubro. Já debates e propaganda em páginas institucionais na internet poderão ocorrer até 30 de setembro.

Em 17 de agosto, a 47 dias da eleição, começa a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que termina em 30 de setembro, três dias antes do primeiro turno da eleição, quando também termina o prazo para a propaganda em páginas institucionais na internet, a utilização de aparelhagem de som fixo e a realização de debates.

Nos dias 1º e 2 de outubro, véspera das eleições: último dia para divulgação de propaganda paga em jornal, revista ou tabloide, uso de alto-falantes, realização de comício, carreata, passeata e distribuição de material de propaganda.

Onde houver segundo turno, os candidatos poderão fazer propaganda eleitoral a partir de 5 de outubro. Já a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão tem de começar até 15 dias antes do segundo turno da eleição, ou seja, até 16 de outubro. A propaganda eleitoral gratuita será exibida até 29 de outubro, dois dias antes do segundo turno.

 

por Roberto Lopes com informações do TSE

Comentários comentar agora ❯