29 Maio 2022 - 06:00

Brasil registra o menor número de roubos a bancos nos últimos seis anos

MJSP
Os roubos a instituições financeiras em todo o país reduziram em 70%, com relação ao ano de 2015

As políticas de prevenção e redução de crimes, uma das prioridades do Governo Federal, alcançaram excelente patamar: os roubos a instituições financeiras em todo o país reduziram em 70%, com relação ao ano de 2015, início da série histórica de compilação de dados.

Em 2021, 388 instituições financeiras foram assaltadas no país. Em 2015, o número foi de 1.271, segundo levantamento do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Ele reúne dados estatísticos fornecidos pelas unidades da Federação.

Os dados de roubo a instituições financeiras incluem as ações praticadas por quadrilhas que cercam cidades para promover grandes assaltos - o conhecido “Novo Cangaço”. E a redução pode ser maior nos próximos anos, caso seja aprovado pelo Congresso Nacional o Projeto de Lei, elaborado pelo MJSP, que aumenta as penas mínimas de 3 para 6 anos e a máxima de 8 para 20 anos de quem comete esse tipo de crime.

Combate
Ações coordenadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança pública, como o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), podem auxiliar a desvendar crimes como o que ocorreu em Guarapuava (PR) em meados de abril, quando bandidos armados invadiram a cidade e fizeram moradores reféns ao tentar assaltar uma empresa de transporte de valores.

As munições disparadas pelos criminosos na ação, por exemplo, foram coletadas e estão sendo analisadas e incluídas no Sinab, que fornece dados para auxiliar investigações no intuito de aumentar a taxa de resolução de crimes com uso de arma de fogo.

O Paraná é um dos cinco estados, além da própria Polícia Federal, que já receberam os primeiros equipamentos e aderiram ao sistema.  

por Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários comentar agora ❯