20 Abril 2010 - 10:38

Policiais civis decidem paralisar serviços por 24 horas na próxima sexta-feira (23)

Mickaell Clygens/Alagoas24horas
Central de Polícia Civil de Maceió

Os policiais civis de Alagoas aprovaram a deflagração da greve de 24 horas para esta sexta-feira, dia 23, durante a assembleia geral da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), realizada na noite de segunda (19).

Em todo o país, policiais civis e militares estão na luta pela aprovação do piso nacional (PEC 300/2007 aglutinativa global), que já foi votado em primeiro torno, mas por conta do governo federal, a proposição não entrou no plenário da Câmara Federal. A paralisação nacional visa a pressionar a Câmara a aprovar a matéria.

Para esta sexta-feira, dia 23, às 8 horas, a categoria decidiu realizar ato público de protesto unificado em frente à Central de Polícia, em seguida, os policiais civis se unirão aos policiais militares para a realização de caminhada até o Palácio do Governo.

O vice-presidente do Sindpol, Josimar Melo, explica que a Central prejudica o trabalho da Polícia Civil e o atendimento à população. “Não é justo que três delegacias fiquem fechadas nos bairros para os policiais tirarem plantões na Central, e a população tenha que se deslocar para um lugar distante, quando poderia prestar queixa na sua localidade”.

O sindicalista voltou a destacar a importância de as delegacias voltarem a funcionar 24 horas, ao contrário do horário de expediente de 8 as 12 horas e das 14 as 18 horas, quando mais de 60% da criminalidade ocorrem fora de horário.

Os policiais também marcaram um novo ato público de protesto no dia 28 de abril, às 8 horas, em frente à Delegacia Geral. O objetivo é cobrar os pagamentos de horas-extras, adicionais noturnos e diárias. “Com a escala de expediente e os plantões na Central, o policial chega a trabalhar 52 horas semanais, e o governo do Estado não está pagando os direitos dos policiais”, revela.

Na assembleia, os policiais deliberaram participar do protesto com os servidores públicos contra o projeto de lei do governo, que tramita na Assembleia Legislativa, de implantação das Organizações Sociais. Para as entidades, o projeto significa a privatização do serviço público. A concentração será nesta terça-feira, dia 20, às 9 horas, na Praça Sinimbu, em seguida, os servidores realizarão passeata pelo Centro de Maceió.

Veja o calendário de mobilização a partir da sexta-feira.

Na assembleia geral da Cobrapol, os policiais civis definiram um calendário de mobilização.

Sexta-feira – 23/04

Ato público de protesto na Central de Polícia

Horário: 8 horas

Pelo fim do horário de expediente e por delegacias 24 horas.

Haverá café da manhã no local

Quarta-feira – 28/04

Ato público de protesto na Delegacia Geral de Polícia

Horário: 8 horas

Pelo pagamento de horas-extras, adicionais noturnos e diárias.

Haverá café da manhã
 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯