19 Julho 2010 - 21:04

3º BPM conclui primeira semana de capacitação de motociclistas

Ascom PM/AL

O 3º Batalhão de Polícia Militar concluiu a primeira semana do 1º Estágio de Nivelamento Operacional em Rocam (I ENOR). As instruções tiveram o objetivo de capacitar 22 policiais militares na modalidade de policiamento de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) a fim de estabelecer um padrão com as técnicas operacionais da Rocam desenvolvida pela unidade operacional.

O aproveitamento técnico nas instruções foi considerado positivo pelos coordenadores do estágio, que constataram apenas uma desistência. As instruções permearam os campos da Legislação, Armamento, Mecânica de Motores, Pronto-socorrismo, Treinamento Físico Operacional, Uso Progressiva da Força, Operações de Choque, Técnicas de Escolta Policial e Prática de Condução de Motocicleta.

A segunda semana de capacitação tem início hoje. A estrutura do treinamento conta com pista de pilotagem e todos os equipamentos necessários à segurança do policial. Nesta semana, os policiais poderão aprofundar as técnicas adquiridas na primeira semana e deverão ainda passar por instruções relacionadas às áreas de gerenciamento de crises, tiro embarcado, escolta e manobras com motocicletas. As aulas seguem até a próxima sexta-feira, dia 23.

Rocam

A Rocam do 3° Batalhão foi implantada no ano de 2006 e desde então vem mantendo sua doutrina operacional e seu padrão de eficiência no patrulhamento da cidade de Arapiraca e regiões circunvizinhas, sendo responsável pela apreensão de centenas de armas, apreensão de drogas, captura de assaltantes, recuperação de veículos roubados e retirada de veículos irregulares de circulação.

Desenvolvida na unidade com três equipes diárias que se revezam no patrulhamento ostensivo, a Rocam chama atenção pelas suas diversas vantagens de emprego. O menor volume do veículo, aliado à sua leveza - quando comparado a uma viatura padrão de quatro rodas - permite mais agilidade e versatilidade no patrulhamento, diminuindo assim o tempo de resposta à ação delituosa. A utilização de motocicletas na atividade policial sugere maior mobilidade, flexibilidade, ostensividade e ainda um menor custo de manutenção.

por Ascom PM/AL

Comentários comentar agora ❯