Skip to content

STF nega habeas corpus a Ricardo Scavuzzi

STF nega habeas corpus a Ricardo Scavuzzi

Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve nesta terça-feira (15) a prisão preventiva de Ricardo Scavuzzi, marido da ex-prefeita de Rio Largo Vânia Paiva. Ele foi denunciado com outros corréus pelos crimes de dano qualificado, incêndio doloso qualificado, supressão de documentos e formação de quadrilha.

Pela decisão, que seguiu o voto do relator do Habeas Corpus (HC 100060), ministro Cezar Peluso, o pedido foi arquivado em virtude da aplicação da Súmula 691, do STF. Esse dispositivo impede que o Supremo aprecie pedido de habeas corpus impetrado contra decisão liminar de tribunal superior. O enunciado somente é afastado quando os ministros veem evidente constrangimento ilegal no caso sob análise.

“Não vejo que é caso de superar a súmula, primeiro porque é habeas corpus contra indeferimento de liminar [do STJ], contra indeferimento de liminar [da segunda instância]”, disse Peluso.

“Como se vê, para que se chegue a um resultado mais cabal a respeito da fundamentação suficiente ou não do decreto de prisão preventiva, tem que examinar peça dos autos, matéria que não foi tratada [nos outros tribunais]”, completou o relator.

A prisão do empresário foi pedida pelo Ministério Público do estado de Alagoas para garantir a ordem pública e a instrução criminal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também