27 Abril 2010 - 17:27

Áudio: Avó quer neto de volta, Conselho Tutelar diz que criança foi rejeitada

A técnica de enfermagem Maria do Socorro Moraes pede a volta do neto para casa. O menino que tem pouco mais de um mês de vida - e não mais de um ano, como anteriormente informado - está sob os cuidados do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Penedo desde que a mãe da criança foi presa sob acusação de abandono de incapaz. Conselheiros alegam que não podem devolver o neto para Maria do Socorro porque ela teria rejeitado o menino anteriormente.

A polêmica foi levada ao ar na manhã desta terça-feira durante o programa Lance Livre (Rádio Penedo FM). O repórter Luiz Carlos esteve na residência de Maria do Socorro – situada à rua Sete de Setembro, Centro comercial de Penedo – e ouviu o apelo da técnica de enfermagem. A entrevistada contou que na manhã de 1º de Abril precisou sair de casa para efetuar um pagamento e deixou o recém-nascido na casa de uma vizinha, junto com o irmão de apenas 4 anos.

Quando retornou, o pequenino chorava. Maria do Socorro diz ter levado o bebê para casa, enquanto o outro neto ficou onde estava. Pouco depois de sentar na cadeira de balanço com o neto, ela foi surpreendida com a chegada da Polícia Militar que investigava denúncia de abandono de criança. O Conselho Tutelar também foi acionado para acompanhar o caso que resultou na prisão de Gisele Jeane Moraes Gomes, filha de Maria do Socorro e mãe dos dois meninos que estariam entregues à própria sorte. Ela chegou em casa somente depois da ida da polícia e do conselho ao endereço da denúncia encaminhada por vizinhos.

Conselho Tutelar rebate declarações

Ainda durante a entrevista, Maria do Socorro – atualmente responsável por cuidar do neto de 4 anos – disse que o recém-nascido levado há quase um mês estaria para ser adotado e exige o retorno da criança. A conselheira Maria Dulcicleide da Silva Lisboa rebateu as declarações a respeito do suposto encaminhamento para adoção, acrescentou que o assunto se encontra na Promotoria da Infância e, com base em depoimentos de vizinhos de Maria do Socorro, reafirmou que o caso deve ser tratado como abandono de incapaz.

A reportagem do Portal Aqui Acontece ouviu um dos moradores sobre o episódio e ele confirmou a versão apresentada pelo Conselho Tutelar. Enquanto Maria do Socorro diz ter deixado os netos na casa de um vizinho, a fonte afirmou que os dois estavam sós e que o pequeno chorava muito. Casado e pai de dois filhos pequenos, o informante admitiu que recebia eventualmente os netos de Maria do Socorro em sua casa nas ocasiões em que a avó e a mãe se ausentavam.

“O problema é que a mãe dos meninos (Gisele Jeane) sai de casa e vai beber, deixa os meninos com a avó que também maltrata os dois. No dia que a polícia veio, eles estavam sozinhos em casa. A gente abriu a porta e o menor estava no berço, com a fralda suja, chorando de fome. Minha mulher até amamentou ele”, declarou o morador , repetindo informações que passou para policiais e conselheiros.

A conselheira Maria Dulcicleide, mais conhecida como Dulce, disse ainda que avó rejeitou o neto em mais de uma oportunidade, comportamento demonstrado durante conversas acompanhadas pela assistente social Valquíria Melo. Relatórios sobre o caso estão sendo feitos para serem encaminhados ao promotor de justiça José Alves, com decisão final a cargo da justiça.
 

por Fernando Vinícius

Comentários comentar agora ❯

  • PENEDENSE ISSO QUE A DULCE FALOU É TUDO VERDADE, ESSA MULHER MÃE DESSAS CRIANÇAS SÓ VIVE NOS BARES BEBENDO.DIGO ISSO PORQUE TRABALHO PROXIMA DA RESIDENCIA DA MARIA DO SOCORRO E VEJO TUDO QUE ACONTECE.
  • mariana melo araújo Muito correta a atuação da conselheira Dulce, para quem está de fora é fácil dizer que o CT usurpa da função, mas não conhece o fato na realidade.Qd o CT recebe a denúncia, vai averiguar e um caso como esse, tem q fazer isso mesmo, já ouve um acompanhamento dos conselheiros, várias denúncias, e um acompanhamento da assistente social. Parabéns Dulce.
  • Juliana Pereira Essa mãe tem que ser responsabilizada, é constante casos como esse, e o que observamos, e que depois a criança volta p/ mãe sofre novamente maus tratos e começa tudo de novo.E as medidas do ECA como fica?
  • junio Velhinha mentirosa falar que as criança tava com ela as crianças estava na casa que o zé viera colocou para a esposa dele amamentar essa avó parece ser doida pois não está falando a verdade
  • joana Essa Maria do Socorro Moraes está mentino pois a criança foi retirada de casa pelos vizinhos que arombaram a porta e quem arombo a porta foi o ze viera e a viziança pegaram as duas crianças enquanto o zé viera foi até o conselho e chamou a policia e quando a policia chegou foi comprovado que avó e a mãe abononaram as crianças só em casa e o conselho e a policia só fizeram o correto aplicaram as medida de proteção e a mãe foi presa porque mereceu
  • joana a vó também deveria ser presa pois ela assumiu que a criança que tem 4 anos o Isac ela tem a guauda da criança então tinha que ser as duas presa pois essa avó tambem é de custume deixa as criança só em casa com fome e as crianças choram muito e o conselho está de parabens e a policia militar
  • maria josé Todos o vizinho estáva na hora que ela foi presa e avó falou bem alto eu não quero esa criança só quero o Mesacc até o povo que estava passado pela rua chorou pois avó e a mãe falou para todo mundo que não queria a criança e a mãe falou que tanto faz leva a criança e a avó só está assim porque a filha foi presa e a filha está com raiva da mãe pois a a Maria do Socorro tambem é culpada
  • lulu Vovozinha mentirosa falar que as criança estava com ela quando a policia chegou as criança estava com a esposa do Zé viera a pessoa que fez a denuncia junto com os outros vizinho que também afirmaram que era com freqüência que a mãe deixava a criança só para ir para o bar do Zé miúdo
  • joão O conselho tutelar está de parabéns que coloque esses pais que deixa seus filho em casa trancados tem muitos caso como o que as duas crianças que morreram dentro do carro estava trancadas isso é certo Marta o conselho tem que aplica medidas de proteção para não acontece o que aconteceu CENTRO DA CIDADE DE PORTO CALVO se as duas crianças que estava dentro dessa casa tivesse morrido com já aconteceu aqui em penedo de uma criança ter morrido eletrocutada t que não lembra de uma menina de 8 anos que foi troca a lâmpada e morreu.
  • mae a mae ate pode ser irresponsavel.Mas a avo quer criar as crianças.Por que nao dar a guarda para a avo.Dulce voce tem filhos?se tem voce e muito fria,Sabia que isso e abuso de poder para pessoas com poder aquisitivo baixo?se fosse uma mae rica ai eu queria ver.kkkkkkkkkkkk
  • amanda Essa senhora ja deu tanto trabalho aos conselheiros parece que queria era que o conselho tutelar fosse baba dos netos dela, pois ja vem desde que a gisele era adolescente, pois dona maria do carmo ja se mostrou iresponsavel desde a filha a culpa disso tudo é dela mesmo que perdeu as rédias desde o começo. parabens conselho tutelar tem que ser assim , agora os reporteres investiguem para nao falar merda no ar. conheço o caso a fundo morei vizinho. e o wilton a neide e a gilvania sabem disso.
  • Veronica esse caso da Conselheira Delce e que, ela e assim se acha, pença que nen a irmãn Mima, que era a boa do Marcius Beltrão, ela queria obrigar a Tamires irnãn da Aninha cuidar da mesma, sabendo ela que, a Tamires não tinha condições, pois vivia na casa da mães, como ela disse, quis obrigar a tia da ana criar sem condições, com raiva ela Distituio a criança do pai, sem esperar a sua recuperação, pois o mesmo estava doente, agora se a irnãn quizer ver ela de volta tem que adotar a propia irnãn.