27 Março 2009 - 10:13

PROERD volta a ser desenvolvido em Penedo

Rafael Medeiros
Sargento Sabino, Vereador Marival e Cel. Pinheiro

Depois de ter sido desativado na cidade de Penedo, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD volta a ser desenvolvido em algumas escolas do município. Quem vive de perto o dia a dia do programa em Penedo é o Sargento Sabino, que há muito vem desenvolvendo o trabalho com crianças e adolescentes, evitando a ociosidade e promovendo a inclusão de diversos estudantes através das ações do PROERD que hoje é desenvolvido em mais de 50 países e envolve cerca de 40 milhões de crianças por ano.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre Escolas, Pais e Polícia Militar. O PROERD é baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education).

A volta do PROERD para Penedo foi fruto de requerimento do Vereador Sargento Marival (PMDB), junto ao Poder Executivo e ao Comando do 11º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Penedo. Com uma visão humanista e voltada para ações constantes de uma polícia cidadã, o Cel. Pinheiro não mediu esforços para que o PROERD voltasse a ser desenvolvido em Penedo, objetivando o trabalho que preveni ou mesmo reduz o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes

De acordo com Sargento Sabino uma parte importante do programa é envolver os pais ou responsáveis nas atividades, sendo que, na primeira lição, é encaminhada mensagem por intermédio do aluno para que estes tomem conhecimento do programa em que seu filho participará e das reuniões programadas, durante os trabalhos, com eles.

A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas. O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento.

Para o vereador Sargento Marival o PROERD consiste em um esforço cooperativo dos Policiais formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. “A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes ou outras drogas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas” disse o Vereador Marival.

 

por Rafael Medeiros

Comentários comentar agora ❯