26 Agosto 2009 - 11:24

Chuvas ameaçam desabrigar em Penedo

Rafael Medeiros

Uma situação de total desespero tomou conta dos moradores da Rua Tiradentes no Bairro Santa Isabel, parte alta da cidade de Penedo, na manhã desta quarta-feira, dia 26, quando as suas residências foram ameaçadas pelas fortes chuvas que caíram município durante os últimos dias. Em apenas algumas horas, os quintais dos moradores foram completamente inundados e a ameaça da água invadir as casas gerou o pânico em adultos e crianças que se sentiram indefesos diante de tal problema.

Com 72 anos de idade, dona Margarida Cordeiro, disse que nunca viveu uma situação assim em sua vida. “É terrível nós termos que passar por uma situação dessas na idade que nos encontramos. Se a água invadir a minha casa eu não tenho para onde ir, terei somente a rua como opção, afirmou dona Margarida.

Com o objetivo de amenizar a situação os moradores colocaram uma bomba no sentido de dragar a água dos quintais mais afetados, numa tentativa de baixar o volume nas casas que ficam numa área de maior risco. Junto com a água que invade as casas, vem o risco de contaminação por doenças como a leptospirose já que o número de ratos transitando pelas ruas aumentou significativamente nos últimos dias.

Para Maria José da Silva, 60 anos, o descaso do poder público com a população do bairro Santa Isabel tem sido uma constante. “Temos uma enorme deficiência na coleta de lixo aqui no bairro, sem falar que o mato está tomando conta de diversas ruas e, agora para completar temos que viver o medo de ter nossas casas invadidas pela água que está minando nos quintais” desabafou Maria José.

Alguns moradores mais nervosos ameaçaram invadir o prédio do posto de saúde que está fechado no bairro. Outros avisaram que se a coisa piorar buscarão alojamento no Clube do Trabalhador, onde dezenas de pessoas permaneceram durante um bom tempo, após as chuvas que caíram no início do ano ter causado diversos prejuízos e deixado inúmeros desabrigados.

Agentes de Saúde que realizam as visitas de rotina aos moradores do Bairro, tomaram conhecimento do problema, mas, informaram que não podiam fazer nada. Durante entrevista dos moradores ao programa Lance Livre da Rádio Penedo FM, o repórter Luiz Carlos, informou a chegada de técnicos da Prefeitura Municipal de Penedo para conhecer melhor o problema e buscar uma solução imediata.

 

por Rafael Medeiros

Comentários comentar agora ❯