24 Maio 2018 - 16:29

Escolas estaduais de Penedo ganham estrutura mais confortável após reformas

Assessoria
Em todo o lugar que se passa, há uma obra em andamento

A rede estadual de Penedo se tornou um verdadeiro canteiro de obras: são ginásios em construção, patrimônios culturais e esportivos como o Ginásio Padre Manoel Vieira sendo recuperados e unidades de ensino sendo reformadas. Em todo o lugar que se passa, há uma obra em andamento.

Dentre as unidades recuperadas estão as escolas Ernani Méro, Hermílio de Freitas Melro e Gabino Besouro. Estão em andamento as obras das escolas Comendador José da Silva Peixoto e João Valeriano.

Andréa Dantas, titular da 9ª Gerência Regional de Educação (Gere), diz que as obras têm um efeito direto na aprendizagem dos alunos. “Todas estas ações proporcionam um ambiente agradável e confortável e contribuem ainda mais para o ensino aprendizagem”, avalia Andréa.

Satisfação geral 

A Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto está com 90% das obras concluídas. A reforma, há muito tempo esperada pela comunidade escolar, vai oferecer um ambiente mais bonito e confortável aos 1.280 alunos do antigo Estadual.

Dentre outros serviços, foram sanados problemas de infiltração e a escola ganhou novo forro que a deixará mais protegida em relação aos resquícios da moagem de cana-de-açúcar na região. “Vemos esta reforma com muita satisfação, pois teremos um ambiente agradável e que vai impulsionar ainda mais os diversos projetos realizados na escola. Inclusive os alunos já estão planejando ações de preservação do patrimônio”, conta a diretora-geral Raqueline de Souza, acrescentando que os pais também têm elogiado as obras na instituição.

Os alunos não escondem a animação pelas obras. “Vários familiares meus estudaram aqui e eu esperava por esta reforma antes mesmo de entrar na escola. Vamos nos mobilizar para preservá-la”, revela Joseane Araujo, da 3ª série do ensino médio.

“Estou achando a reforma ótima e ela anima ainda mais os nossos planos, pois queremos implantar uma horta”, fala Jamilly Ferrira, aluna do 8º ano. “É uma obra que sabemos que vai deixar a escola ainda melhor”, destaca Thalisson Souza, da 2ª série do ensino médio. “Teremos um ambiente ainda mais favorável ao estudo”, complementa William, do 8º ano.

Melhor estrutura - Com 360 alunos matriculados no ensino fundamental menor, a Escola Estadual João Valeriano também comemora os resultados de sua reforma. A unidade de ensino ganhou novas instalações elétricas, pintura, refletores, madeiramento, cerâmica, piso e teve o seu telhado recuperado, além de serviços no banheiro e na cozinha.
“Nestes 40 anos de existência, só tivemos uma reforma desse porte no ano de 2001. Desde então, foram apenas pequenas reformas”, informa a diretora eleita Jailza dos Santos. “Além isso, teremos uma escola totalmente adaptada à acessibilidade, já que temos muitos alunos com deficiência”, reforça a articuladora de ensino Gilcelia dos Santos.

Patrimônio - Outra reforma bastante comemorada é a da Escola Estadual Gabino Besouro, que passou 16 anos sem receber melhorias. O prédio histórico inaugurado em 1931 ganhou nova pintura, recuperação das esquadrias, cerâmicas e recuperação das estruturas hidráulicas e restauração da fachada.

“A escola está localizada no centro histórico de Penedo e recebeu muitos filhos ilustres do município ao longo de sua existência. As condições em que nos encontrávamos entristeciam a população, mas, após as obras, a situação mudou. Voltamos a ter uma fachada suntuosa e as obras trouxeram alegria aos que estudam e trabalham aqui”, declara a diretora-geral Milene Souza Barroso.

A obra beneficiou não só os 420 alunos da instituição, mas também trouxe alegria a todos que, de alguma forma, possuem uma ligação afetiva com a unidade de ensino.

Uma delas é a ex-professora de Geografia Ubaldina Regueira Silva, de 75 anos. Ela recorda com carinho os dias em que lecionou na instituição. “A escola sempre foi a 'menina dos olhos' de Penedo. Na minha época, os professores sentiam muito gosto de trabalhar aqui e, em virtude da ótima qualidade de ensino, matriculei os meus dois filhos na Gabino”, relembra Ubaldina.
 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯