24 Maio 2010 - 13:55

Cores do Brasil descaracterizam centro histórico de Penedo

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Monumento em homenagem a Eduardo Pinheiro Lobo também foi pintado

A Rua Barão do Rio Branco e a Praça Marechal Deodoro, ambas localizadas no centro histórico de Penedo, distante 160 km de Maceió, amanheceram nesta segunda-feira (24), com postes, casas e até um monumento em homenagem a Eduardo Pinheiro Lôbo, pintados nas cores verde e amarelo.

De acordo com algumas pessoas que passavam pelas localidades no domingo (23), a ação foi executada pelo morador Paulo Roberto Casado Luz, mais conhecido por Paulinho Xexéu, que está organizando um concurso durante o período de jogos da Copa do Mundo, intitulado “Ruas Mais Ornamentadas de Penedo”.

Na Rua Barão do Rio Branco, também conhecida como “Rosário Estreito”, diversos postes foram pintados nas cores verde e amarelo, dando um tom de bairrismo na Copa do Mundo, o que seria plenamente normal e aceitável, se o logradouro não estivesse dentro da área de tombamento rígido do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (IPHAN).

Segundo o Superintendente do IPHAN no estado de Alagoas, Mário Aloísio, a área não deve sofrer nenhuma descaracterização ou mesmo descompatibilidade com as cores relacionadas àquelas que constam no mapa de opções ofertado pela Prefeitura de Penedo e o IPHAN. “Ainda esta semana estaremos em Penedo para averiguar se a área merece reparação ou não. Caso necessite voltar a condição de antes, as medidas legais serão aplicadas junto aos órgãos competentes,”, afirmou Mário Aloísio.

Por telefone, Paulinho Xexéu disse que assume ter feito as pinturas junto com uma equipe que ele mesmo contratou e o sentido é realmente começar por sua própria rua a ornamentação para o concurso que ele está organizando. De acordo com Xexéu, até o momento existem oito ruas inscritas e após o início da Copa do Mundo o número deve aumentar consideravelmente.

“Aquele monumento da praça, homenageando um ilustre desconhecido, sempre é pintado com cal quando os funcionários da prefeitura também pintam o meio-fio da praça. Eu só despertei a brasilidade própria para o período e coloquei as cores verde e amarela no local, por sinal não atingiu em nada a placa do monumento que recebeu até um óleo para realçar”, disse Paulinho Xexéu.

Eduardo Pinheiro Lobo

O Ilustre desconhecido que se referiu Paulinho Xexéu trata-se do engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo, pioneiro das Relações Públicas no Brasil. Ele foi o fundador do primeiro Departamento de Relações Públicas da The São Paulo Tramway Ligth and Power Co. Limited, a Companhia Paulista de Energia Elétrica Ligth, em 1914, hoje denominada Eletropaulo Eletricidade de São Paulo S/A.

Eduardo Pinheiro Lobo nasceu no município de Penedo, em Alagoas, aos dois dias de dezembro de l876, sendo o primeiro profissional de Relações Públicas no Brasil. O Dia Nacional das Relações Públicas é comemorado no dia de seu nascimento, instituído pela Lei Nº 7.197, de 14 de junho de l985

 

por Rafael Medeiros

Comentários comentar agora ❯

  • Horrorizada..... Falta de respeito pintar um patrimonio Público! Se as ruas inscritas nesse concurso ficarem igual a ornamentação que o XEXÉU fez na ksa dele.. O CONCURSO SERÁ DA RUA NA COPA MAIS BREGA... O rídiculo tem limites!
  • penedense É brincadeira! chamar um penedense de desconhecido. Esse desconhecido é reconhecido internacionalmente. Nada menos que o pai das relações publicas.Agora xexéu que eu conheço é um passarinho barulhento e feio. mera coincidencia com esse paulinho famoso e malcriado.
  • nada haver Palhaçada a prefeitura deveria fazer ele limpar tudo, se as pessoas não podem nem mecher e nem pintar suas casas como querem imagine fazer uma presepada dessa no meio da rua o ipham tem q mandar ele retirar tudo sem falar q ficou feio
  • Antonio Lins è brincadeira isso!! depedrar Patrimonio Publico é crime e esta previsto em Lei. Realmente Penedo esta sem rumo , sem comando , e esse cidadão que se auto denomina "PX" até "assinou" na parede do Cine Penedo!! aonde vamos parar com isso. Sem contar que a devida justificativa para a "obra de arte" é um concurso e adivinhem quem lucrará com isso????
  • Luiz Esse cidadão que atende pela alcunha de “xexeu” não colocou no regulamento do concurso promovido pelo mesmo que não seria permitido pintar monumentos?
  • pedrinho ESSE RAPAZ VEM DANDO TANTO TRABALHO A SUA FAMILIA ,E APRONTANDO EM TODO AMBIENTE QUE CHEGA ,E PROVENDO SEMPRE UM EVENTO ,O ULTIMO QUE ELE FEZ PEGOU OS PATROCINIOS E COLOCOU NO BOLSO E DEIXOU TODO MUNDO A VER NAVIOS ,ONDE GANHAVA PRÉMIO POR MELHOR SOM !!!E NADA DE PRÉMIOS,E AGORA DA UMA DE PINTOR !!!ELE DEVERIA PINTAR POR SUAS TRAQUINAGENS ABUSIVAS ,O MEIO FIO DA CIDADE OU DÁ UMA MAOZINHA DE CAL NOS CEMITÉRIOS ,QUEM SABE ALGUMA COVA ESPERA UMA BOA PINTURA,OU DE REPENTE DE TEMPO PRA PINTAR GRADE K
  • Maria José Silva É um absurdo!! Em penedo a lei não cumprida e a história não é respeitada. Estou triste em ver minha gloriosa cidade de outros tempos chegar a esse ponto. Quem fez essa pintura deve ser preso.
  • Roberto Falta de Bom senso deste Cidadão,ao desrespeitar um monumento, e ainda Tombado como Patrimônio Público.Por favor imediatamente desfaça a sua arrogância,zelem pelo que é do Povo !!!
  • Cidadã "ILUSTRE DESCONHECIDO" e desordeiro é este senhor que tem a petulância de agredir um monumento publico dessa maneira! Agora gente este cidadão ainda é um daqueles contratados da falida prefeitura de Penedo? Pessoas mais úteis foram demitidas viu caro gestor!!!!
  • indignado Não sei como ele não colocou o desenho da erva maldita. Ora bolas!! Vá trabalhar seu desocupado!
  • fatima bonitinho esse pobre de cultura sair sujando a cidade se quer fazer faça bem feito mais não suji esta orivel procuri limpar o que vc sujou
  • marta bonitinho essa pessoa não tem o que fazer por ele não procura , sai sujando a cidade q cartão postal ele fez, era bom q manda -se ele limpa esta horrivel
  • Penedense Com tantas coisas mais importantes para vocês de preocuparem, como por exemplo a violencia que vem tirando o sossego e paz de todos nós penedenses, vem perderem o tempo de vcs com uma mera brincadeira, um concurso de ruas!!!! Faz-me ri...
  • otavio augusto santos Com tanta referência a uma figura,não se conseguiu explicar o que o senhor Eduardo Pinheiro Lôbo fez na verdade por Penedo.Ele deve ser reconhecido no Rio de Janeiro,isso sim!aqui é Sabino Romariz,Ernani Mero,Raimundo Marinho,Freitas Melro,Barão de Penedo e outros verdadeiros vultos históricos da nossa cidade!deixa o Paulinho xexeu levar a vida dele como qualquer cidadão.Ou ele incomoda tanto á alguém
  • PAULO INTELIGENTE Paulo xexeu, procure manter a integridade de sua familia, a Justiça e a Policia, vai ver que tá na hora de dar um basta em suas palhaçadas!
  • Paulo desconhecedor Não interessa se alguns não estudram a história ou são analfabetos. Esse Pai das relações publicas é um penedense e venceu não importando se foi aqui ou na china. Se é zé ou josé. Vamos valorizar p preservar a história e servir de incentivos p jovens.
  • fabia só podia ser esse doido, que palhaçada, a prefeitura de penedo deve mandar esse doido pintar tudo e deixar como esa antes.
  • Maciel Oliveira Pessoal, o Fiscal de postura da região já notificou o Sr. Paulinho Xexéu.
  • otavio augusto desinformado vamos procurar ler mais e incentivar os penedenses a se destacarem. não precisa fazer algo aqui ou no japão. o que importa é ser penedense e se destacar com coisas boas e não negativamente com alguns pássaros feios e comentaristas incultos. Vá pintar as casas dos pobres, asilos, cemitérios, ou capinar terrenos sujos. Ai sim! vale a pena!
  • MARIA NÚBIA DE OLIVEIRA Meu Deus, que absurdo! Uma cidade tombada, sendo agredida dessa jeito. As famílias não podem siquer mudar a cor de uma janela, de uma parede e chega um desinformado e faz uma presepada dessa. Penedo precisa urgentemente ministrar um curso de Patrimonio Histórico! Creio eu, que a criatura que fez isso é totalmente ignorante no assunto. Por ocasião da Copa Mundial de Futebol, em me visto de verde , amarelo, azul e branco. Faça isso, ó "pintor", mas deixe o patrimônio íntegro.
  • Tatiana Quem teve essa brilhante idéia?kkkkk
  • Antonio Lins Da-le Xexeu você é o cara! kkkkkkkkkk
  • Duarte Só para refrescar a memória de alguns, este ilustre penedense reconhecido como o fundador da ciencia relações públicas no Brasil é simplesmente tataravô do coronel Pinheiro.
  • Emanuela Queiroz Só podia ser um discípulo do gestor q se mandou. O q mais pode acontecer em nossa linda cidade, histórica e berço da cultura, depois da passagem do tratar por ela?E vejam os senhores internáutas, ainda tem pessoas q ñ sei o pq, tem coragem de defender um cidadão como esse, q cá p nós, tem atitudes descontroladas. Aliás, qual msm o cargo q o "cidadão",ocupava no município, pois com tanta competência, só podia ser alguém com função mto importante.Eita meu DEUS quando será q esse pesadelo termina?
  • MARIA isto é uma falta de respeito muito grande com a populção, com que direito esta criatura pode fazer isso, PEDIMOS UMA PROVIDENCIA, E UMA PUNIÇÃO PARA ESSE INRESPONSÁVEL.